Escolas da rede estadual são homenageadas em evento do Instituto Tecnológico de Pesquisas de Sergipe

As escolas receberam a mais alta honraria da instituição por incentivar a produção científica

Redação, 22 de Agosto , 2023 - Atualizado em 22 de Agosto, 2023

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) comemorou seu aniversário de 100 anos em solenidade com personagens do desenvolvimento em pesquisas e tecnologias de Sergipe na última sexta-feira, 18, em Aracaju. No evento, foi entregue a mais alta honraria da instituição, a Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia Professor Antônio Alves de Bragança, a pessoas e instituições que tenham contribuído para o desenvolvimento da tecnologia e o incentivo à ciência no estado.

Entre os homenageados estiveram duas escolas da rede pública estadual de ensino: o Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, de Canindé de São Francisco, no alto sertão do estado, e o Colégio Estadual Antônio Garcia Filho, de Umbaúba, no sul sergipano. Essas unidades escolares desenvolvem projetos que contribuem para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas no estado e fomentam a iniciação científica por meio de projetos desenvolvidos por alunos.

O Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito desenvolveu o projeto ‘Farma-Sertão’, por meio do qual os alunos produzem fitoterápicos a baixo custo, utilizando as plantas nativas da região. A prática é realizada no laboratório da escola e também nas cozinhas das casas dos estudantes, com material alternativo e de forma replicável.

A professora Lark Soany, orientadora do projeto, descreve a emoção de receber a honraria do instituto. “Desde 2018, com a implantação do ensino médio integral, começamos a implantar a iniciação científica na educação básica. Estar aqui recebendo a maior honraria de uma instituição pública tão renomada quanto o ITPS para nós é de grande felicidade. Toda a comunidade escolar está feliz”, considera a professora

No Colégio Estadual Antônio Garcia Filho, o projeto ‘Ecobags de Papel de Palha de Coqueiro’ foi desenvolvido buscando substituir as sacolas plásticas usadas nas feiras livres de Umbaúba, utilizando um material sustentável, reciclável, acessível e fácil de encontrar em Sergipe.

A professora Darcylaine Martins compartilha o sentimento de receber a homenagem. “Passa um filme na cabeça com tudo que nós passamos. Hoje fomos homenageadas e estamos muito satisfeitas com o resultado. Espero que tenhamos mais resultados, a fim de que mais alunos se empolguem e queiram participar da ciência”, destaca a professora.

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe tem como atividades principais a execução de serviços tecnológicos especializados, sob a forma de ensaios, testes e análises, nas áreas da ciência e da tecnologia, de química e microbiologia, pesquisas científicas e tecnológicas, bem como atividades de metrologia legal e qualidade, delegadas por meio de convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). 

 

ASN


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?