Itabaianinha lança projeto de inclusão de Noções sobre Lei Maria da Penha dentro das escolas

Redação, 30 de Agosto , 2023

Sempre empenhado no enfrentamento à violência doméstica através de políticas afirmativas da Secretaria de Assistência Social, o município de Itabaianinha lançou, nesta terça-feira, 29, o programa de ensino de noções sobre a Lei Maria da Penha no ambiente escolar.

“Essa lei foi aprovada em julho, uma parceria da Casa da Mulher e a Secretaria de Educação. Hoje estamos dando o primeiro passo da execução. O evento de hoje é um passo significativo em direção à conscientização e à educação relacionados à violência de gênero”, destacou a primeira-dama e secretária de Assistência, Ana Luiza.

A ação se deu através do Projeto de Lei 1.125/2023, de 13 de julho deste ano, sancionado pelo prefeito do município, Danilo de Joaldo.

“Será uma matéria, através do ‘projeto de Vida’, onde os alunos, desde a infância, irão discernir os tipos de violência e um diagnóstico melhor que a gente possa ter, cuidando sempre da prevenção. É isso que a gente tem feito, trabalhado de forma intersetorial com todas as secretarias, fazendo com que o vínculo familiar seja melhor a cada dia”, explicou a primeira-dama, que também é advogada.

Aliás, Itabaianinha tem combatido com afinco a violência contra a mulher. Prova disso, são as mais de 220 mulheres assistidas através da Casa da Mulher, sem contar as políticas públicas colaborativas para que a mulher consiga se desvencilhar dessa condição de dependência do seu agressor e possa seguir em frente, a exemplo do auxílio de recomeço, equivalente a seis parcelas de R$ 500, e do auxílio eventual do aluguel para ajudar com que ela se mantenha distante de seu agressor.

“São cinco tipos de violência, moral, sexual, patrimonial, física, psicológica e muitos perceberam que sofriam violência, alguns filhos repetiam essa violência nas escolas, como um padrão que para eles era natural. Para a gente fazer uma quebra dessa crença e mudar o futuro dessas crianças, a gente precisa desde cedo desmistificar essa realidade e nessa distorção de caráter que não é normal”, finalizou Ana Luiza.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?