Lanny Gordin, guitarrista da Tropicália, morre aos 72 anos

Redação, 28 de Novembro , 2023 - Atualizado em 28 de Novembro, 2023

 

 

 

O guitarrista Lanny Gordin, um dos principais nomes da Tropicália, morreu na madrugada desta terça-feira (28), no dia em que completaria 72 anos. A causa da morte não foi divulgada.

A morte foi confirmada pelo amigo e diretor de cinema Gregorio Gananian, que dirigiu o documentário "Inaudito", sobre a vida e obra de Lanny. Gananian lamentou a morte do guitarrista em suas redes sociais.

"Viva Lanny! obrigado por tudo! Saudades eternas, gratidão total por nos ensinar a viver! O mais doce, leve, livre e genial! Escutato, filmar com você é aprender a respirar. Descansa em paz, meu amigo, te amo", disse.

Lanny Gordin nasceu em Xangai, na China, em 28 de novembro de 1951. Mudou-se para o Brasil aos 16 anos e logo se tornou um dos principais guitarristas da Tropicália. Tocou com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Nara Leão, Rita Lee e Os Mutantes.

Em 2017, Lanny foi tema do documentário "Inaudito", dirigido por Gananian. No filme, o guitarrista fala sobre sua relação com a música e o processo de composição.

Lanny Gordin deixa um legado de grande importância para a música brasileira. Sua música é marcada pela criatividade, inovação e liberdade. Ele foi um dos artistas que ajudou a redefinir o som da música brasileira na década de 1960.

Resumo

Lanny Gordin, guitarrista da Tropicália, morreu aos 72 anos. A causa da morte não foi divulgada. Ele foi um dos principais nomes do movimento musical e deixou um legado de grande importância para a música brasileira.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc