Moeda de 50 centavos com erro de cunho pode valer até R$ 200

Moeda de 2016 com o reverso invertido é uma das mais raras do Brasil

Redação, 25 de Dezembro , 2023

Foto: ilustrativa 

 

Você já ouviu falar da moeda de 50 centavos de 2016 com o reverso invertido? Essa moeda é uma das mais raras do Brasil e pode valer até R$ 200.

O erro de cunho ocorre quando a moeda é cunhada de forma incorreta, causando uma anomalia no seu formato ou desenho. No caso da moeda de 50 centavos de 2016, o erro ocorreu no reverso, que ficou invertido.

A moeda é tão rara que só foram encontradas cerca de 100 unidades em circulação no Brasil. Isso torna ela um item muito valioso para colecionadores, que estão dispostos a pagar altos preços para obtê-la.

Além da moeda de 50 centavos de 2016, existem outras moedas brasileiras que também são consideradas raras e valiosas. Entre elas, estão:

Moedas comemorativas, como as de 100 anos da Independência do Brasil (1922) e dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1998);
Moedas com erros de cunho, como a de 1 real de 2000 com o desenho do Cruzeiro;
Moedas com tiragem limitada, como a de 50 centavos de 2012 que foi cunhada em apenas 10 mil unidades.
Se você tem moedas antigas ou raras em casa, pode ser que você esteja sentado em um tesouro. Vale a pena pesquisar sobre o valor delas e, se for o caso, vendê-las para colecionadores.

Como identificar uma moeda rara

Para identificar uma moeda rara, é importante observar alguns detalhes, como:

O ano de fabricação;
O material da moeda;
O desenho da moeda;
A qualidade da moeda;
A tiragem da moeda.
Se você encontrar uma moeda que apresente algum desses detalhes, é possível que ela seja rara e valiosa. No entanto, é importante consultar um especialista para confirmar o valor da moeda.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?