Ministro de lula, Márcio Macedo, enfrenta investigação por suposto desvio de verbas em carnaval fora de hora

Redação, 11 de Janeiro , 2024

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou, nesta quarta-feira (10), a abertura de uma investigação sobre Márcio Costa Macedo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, por suspeita de desvio de dinheiro em um caso relacionado a um "carnaval fora de hora". Márcio Macedo, filiado ao PT e assumindo o cargo em janeiro de 2023, é acusado de utilizar recursos públicos para financiar a participação de servidores em eventos de carnaval fora de época em Aracaju (SE). A representação do Ministério Público ao TCU destaca a possibilidade de condutas atentatórias à moralidade administrativa e desvio de finalidade no uso de verbas públicas para a compra de passagens.

Caso a investigação confirme o desvio de dinheiro público, a representação solicita a devolução dos recursos aos cofres públicos. Em novembro de 2023, Macedo teria levado servidores para participarem do Pré-Caju, uma micareta que antecede o carnaval, conforme revelado pelo jornal O Globo. O Ministério Público também aponta que a número 2 da Secretaria-Geral, Maria Fernanda Ramos Coelho, teria deixado o cargo após se recusar a aprovar a liberação de verbas para a compra de passagens aéreas, segundo reportagens da Band e do jornal A Tarde.

Em resposta, a Secretaria-Geral da Presidência negou as alegações de tratativas sobre passagens e diárias entre a ex-secretária e o ministro, afirmando que a exoneração de Maria Fernanda foi a pedido por questões pessoais. A Pasta anunciou a abertura de uma sindicância para investigar os fatos. Márcio Macedo, nascido na Bahia e filiado ao PT, tem uma trajetória política que inclui a presidência dos diretórios municipal e estadual em Sergipe, além de ter ocupado cargos como secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, tesoureiro do PT e deputado federal.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?