Itabaiana inicia implementação do Ensino em Tempo Integral nas escolas municipais

Três escolas do município aderiram ao modelo de Ensino em Tempo Integral e ofertarão já em 2024

Redação, 21 de Janeiro , 2024

Em 2024, o município de Itabaiana inovará na educação pública. A partir deste ano, algumas escolas públicas municipais passarão por um processo de mudança no seu modelo educacional.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, três escolas do município aderiram ao modelo de Ensino em Tempo Integral e ofertarão já neste ano. São elas:

Escola Municipal Maria Vieira de Mendonça (Povoado Taboca)
Escola Municipal Iana Monteiro de Carvalho (Bairro Oviedo Teixeira)
Escola Técnica Agrícola Prefeito João Alves dos Santos  (Povoado Roncador)

A Educação Integral busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. Para isso, pressupõe a construção permanente de um projeto educativo compartilhado por gestores, professores, estudantes, famílias e comunidades locais.  

Segundo o coordenador do Programa de Ensino em Tempo Integral, Carlos Alberto, o Plano Municipal de Educação de 2015 tem na meta 6 a inclusão do Ensino em Tempo Integral. “A partir da aprovação da Lei nº 14.640/2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral, a nossa Secretaria Municipal de Educação se mobilizou para aprovar o modelo. Nós temos como objetivo manter o aluno sete horas por dia na escola”, ressaltou. 

A Coordenadora Pedagógica, Mércia Felix, falou sobre os requisitos para escolha das escolas para aplicar o Ensino em Tempo Integral: “Nós realizamos diversos estudos sobre o ensino em tempo integral para que pudéssemos escolher as escolas que receberiam esse modelo. O nosso objetivo principal foi encontrar as escolas que possuem alunos que estão em maior vulnerabilidade”, informou. 

Caroline Santos, mãe de três crianças novatas no ensino integral, falou sobre a importância dos filhos na escola em tempo integral  “Muitas crianças não vêm por causa do trabalho, né? Eu prefiro que os meus venham para a escola para serem o que eu nunca fui. Eu fui mãe cedo e perdi a oportunidade de estudar. Que eles estudem para serem o que eu nunca fui, para serem melhor na vida”, disse. 

A Secretaria de Educação informa que todas as escolas municipais de Ensino em Tempo Integral possuem vagas para matrículas. 

 

PMI

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc