Aracaju – Oito pessoas foram presas nesta sexta-feira, 24, durante a Operação Central Fantasma, deflagrada pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Civil de Sergipe, vinculada ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) e apoiada pela Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol).
De acordo com a investigação, o grupo aplicava golpes bancários em 10 estados e no Distrito Federal, causando prejuízo estimado em R$ 1,3 milhão.
Prisão em cinco cidades
As capturas ocorreram nos seguintes locais:
- Bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju (SE);
- Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro (SE);
- Barra dos Coqueiros (SE);
- São Paulo (SP);
- Feira de Santana (BA).
Em Feira de Santana, os policiais também apreenderam um automóvel de luxo da marca Mercedes-Benz.
Modus operandi
Segundo o delegado Érico Xavier, os suspeitos utilizavam técnicas de engenharia social. Fingindo ser atendentes de centrais bancárias, ligavam para as vítimas, alegavam haver tentativa de fraude e, em seguida, convenciam-nas a repassar dados pessoais e bancários. Com essas informações, realizavam transações não autorizadas.
As apurações indicam que a organização funcionava como um call center, com divisão de tarefas: alguns integrantes abordavam as vítimas, outros coletavam dados sigilosos e parte do grupo executava as transferências ilícitas.
Orientação à população
O diretor do Depatri, delegado André Baronto, alertou que bancos não solicitam senhas nem pedem transferências para evitar supostas fraudes. Ele recomenda nunca repassar informações pessoais por telefone e procurar o banco apenas pelos canais oficiais.
As investigações prosseguem para identificar eventuais envolvidos e rastrear o dinheiro desviado.
LEIA TAMBÉM
Crime no Santos Dumont: Homem é indiciado por matar colega de trabalho a pauladas dentro de madeireira em Aracaju
16 de setOfensiva Nacional: Operação contra esquema de agiotagem e extorsão cumpre mandados em Sergipe
16 de setOperação no Povoado Mussuca: Polícia Militar apreende cerca de 100 kg de maconha em Laranjeiras
16 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

