Operação ENEDRA: polícia desarticula grupo criminoso responsável por homicídios em Sergipe

Compartilhe

Ação integrada com forças de Alagoas e Pernambuco cumpre mandados, prende suspeitos e apreende armas e drogas.

Nesta sexta-feira, 27, a Polícia Civil de Sergipe, em conjunto com forças policiais de Alagoas e Pernambuco, deflagrou a Operação ENEDRA, visando desarticular um grupo criminoso responsável por homicídios qualificados e outros crimes graves registrados em outubro deste ano.

A operação resultou em sete mandados de prisão, 12 mandados de busca e apreensão, e na prisão em flagrante de duas pessoas por posse ilegal de armas e tráfico de drogas.

Além disso, as equipes apreenderam armas de fogo, munições, drogas e aparelhos celulares, que serão analisados para aprofundar as investigações.

Crimes Investigados

Os homicídios que motivaram a operação foram marcados por extrema violência.

  • Areia Branca: Em 10 de outubro, em frente ao Presídio Regional Senador Leite Neto (PRESAB), um detento foi executado a tiros e outro ficou ferido. A motivação, conforme apurado pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), foi uma disputa pela liderança de um dos pavilhões do presídio.
  • Laranjeiras: No mesmo dia, no povoado Paty, irmãos investigados atacaram vítimas a mando de um líder do tráfico do Vale do Cotinguiba. Entre as vítimas estava um motorista de aplicativo, que foi morto sem qualquer relação com o grupo criminoso. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Participação das Forças Policiais

A operação contou com a atuação de diversas instituições:

  • Sergipe: Cope, Departamento de Narcóticos (Denarc), delegacias regionais de Estância, Lagarto e Propriá, e o Departamento do Sistema Prisional (Desipe).
  • Alagoas: Divisão Especial de Investigação e Captura (DEIC) e Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).
  • Pernambuco: Polícia Civil.
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF): De Sergipe.

Locais de Cumprimento dos Mandados

As ações foram realizadas em diversas localidades:

  • Sergipe: Aracaju, Lagarto, Rosário do Catete e Areia Branca.
  • Alagoas: Porto Real do Colégio.
  • Pernambuco: Porto Suape, em Cabo de Santo Agostinho.

Entre os presos, destaca-se uma mulher identificada como esposa de um líder do tráfico da região Centro-Sul de Sergipe. Ela é acusada de organizar execuções a mando do marido.

Resultados e Próximos Passos

Os materiais apreendidos, como armas, munições, drogas e celulares, serão submetidos à perícia para aprofundar as investigações. As forças de segurança enfatizam que as apurações continuam para identificar outros integrantes e desmantelar por completo o grupo criminoso.

Nome da Operação

A operação recebeu o nome “ENEDRA”, que significa “emboscada” em grego, em referência à estratégia dos criminosos, que atacavam de surpresa, sem oferecer chance de defesa às vítimas.

Ultimas notícias

IPTU de 2025 da Zona de Expansão
Conheça detalhes do jogo do Flamengo em Aracaju
Caso Gefferson de Moura será destaque em reportagem especial...
Horóscopo do dia 28 de dezembro de 2024: Confira as previsõe...
Bandeira tarifária de janeiro se mantém verde, sem cobrança ...
ITPS combate pirataria em operação de fiscalização de balanç...