O Peru realizou na sexta-feira (14) o Segundo Simulado Nacional Multiperigo de Terremoto de 2026. O exercício mobilizou equipes de resgate em Lima, onde as autoridades simularam um terremoto de magnitude 8,8.
A presidente Keiko Fujimori liderou a atividade, organizada pelo Instituto Nacional de Defesa Civil (INDECI). O simulado integra os esforços de preparação do Sistema Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (SINAGERD).
“Vimos as imagens terríveis dos terremotos na Venezuela e na Colômbia. Portanto, minha primeira recomendação é estar sempre preparado. Um tremor, um terremoto, nunca avisa”, afirmou Keiko Fujimori.
O exercício ocorreu em 18 regiões do país e simulou cenários que envolvem terremotos, fortes chuvas e tsunamis. Além de aprimorar a resposta a desastres, a atividade marcou os 19 anos do terremoto de Pisco, registrado em 2007, com magnitude 7,9 e grandes danos.
O simulado responde também aos terremotos que atingiram a Venezuela e a Colômbia, registrados em junho e agosto, respectivamente. Os episódios reforçaram a importância da preparação para situações de emergência e de ações preventivas para reduzir danos.
LEIA TAMBÉM
Susto no Campo: Operador fica ferido após colheitadeira capotar três vezes em Cedro de São João
16 de setSemana do Cliente: veja direitos de quem recebe energia elétrica
16 de setQueima irregular de lixo provoca incêndio em área de vegetação no Marcos Freire II, em Socorro
16 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

