Estudo da Unit com a Universidade de Castilla-La Mancha permitiu a realização de um doutorado com dupla titulação, cuja tese foi sobre técnicas aprimoradas de conversão de energia química em energia elétrica envolvendo combustíveis
Uma pesquisa realizada em Sergipe e na Espanha estuda técnicas de conversão da energia química de combustíveis em energia elétrica. O estudo, realizado no contexto da busca e aprimoramento de formas alternativas de geração e armazenamento de energia, deu origem à tese de doutorado ”Sínteses de materiais para diferentes aplicações: oxidação eletroquímica de etanol e produção de hidrogênio-cloro”, que foi defendida pela em março deste ano pela engenheira de petróleo Jamylle Yanka Cruz Ribeiro e realizado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP), da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju.
Parte dos trabalhos foi realizada, entre dezembro de 2022 e março de 2023, no programa de doutorado em Engenharia Química e Ambiental da Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), em Ciudad Real, na Espanha. Isso permitiu a realização do doutorado sob a modalidade de dupla titulação, ou seja, quando uma tese é orientada por um professor de cada instituição. Além disso, o projeto sergipano foi aprovado em um edital de Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que concede bolsas de estudos para pesquisadores brasileiros fazerem parte de seus doutorados e pós-doutorados em instituições estrangeiras.
A tese de Jamylle concentrou-se nas células a combustível, tecnologias que convertem a energia química em energia elétrica através de reações eletroquímicas usando combustíveis como hidrogênio ou etanol. “A pesquisa consiste no desenvolvimento de materiais catalíticos que são cruciais para o desempenho das células a combustível, pois aceleram as reações químicas no sistema. Esses materiais são estudados através de análises eletroquímicas. Ela busca melhorar a eficiência energética, aumentar a vida útil dos componentes das células a combustível e expandir suas aplicações em veículos, eletrônicos portáteis e sistemas estacionários de geração de energia”, explica a autora.
Sob a orientação dos professores-doutores Justo Lobato Bajo, Giancarlo Salazar Banda e Katlin Barrios Eguiluz, as pesquisas tiveram duas etapas importantes. Uma delas, realizada no PEP/Unit, buscou obter nanocatalisadores de paládio, níquel e boro com diferentes morfologias, suportados em carbono. De acordo com Jamylle, o objetivo foi estudar a influência das morfologias frente à oxidação de etanol em meio alcalino, visando desenvolver catalisadores eficientes para serem implementados como ânodos de células a combustível de álcool direto.
A outra, executada durante o período na UCLM, desenvolveu eletrodos de mistura de óxidos metálicos de titânio, rutênio, platina e antimônio pelo método de líquido iônico usando aquecimento de micro-ondas e convencional, para serem aplicados em células a combustível para a geração de cloro e hidrogênio. Esta pesquisa se desdobrou em dois artigos científicos que foram publicados nas revistas especializadas Catalysts e Nanomaterials, editadas na Suíça.
Jamylle atua desde 2015 em pesquisas com materiais inovadores nos temas de células a combustível, oxidação eletroquímica de álcoois e síntese de nanocatalisadores com diversas morfologias. Ela destaca que o objetivo das pesquisas é contribuir para um futuro mais sustentável e menos dependente de combustíveis fósseis, com maior uso das fontes de energia renováveis e limpas. “Os estudos não apenas promovem a inovação tecnológica, mas também têm o potencial de promover um futuro mais sustentável, resultando em menores emissões de poluentes e reduzindo a dependência de combustíveis fósseis”, diz.
A doutora, que hoje atua na indústria petrolífera, destaca que o período de estudos na Espanha lhe trouxe oportunidades “enriquecedoras”, a exemplo da publicação dos artigos. “A colaboração com pesquisadores renomados e a participação em projetos de relevância mundial agregaram valor significativo ao meu desenvolvimento profissional e acadêmico. E os conhecimentos adquiridos durante meu doutorado sanduíche possibilitaram a execução de teses de doutorado e dissertações de mestrado em um tema atual e de importância global, contribuindo diretamente para o avanço acadêmico da instituição”, afirma Jamylle.
Após o doutorado, ela diz que seu foco no momento é em sua atuação na indústria e na formação de equipes multidisciplinares para enfrentar desafios tecnológicos e de mercado. “Este ambiente dinâmico oferece a oportunidade de contribuir na eficiência energética, sustentabilidade e a transição para fontes de energia limpa. Ao mesmo tempo, não descarto a possibilidade de seguir um pós-doutorado no futuro, o que me permitiria explorar novas áreas dentro das células a combustível e contribuir para avanços científicos significativos”, sugere a engenheira de petróleo.
Fonte: Asscom Unit
LEIA TAMBÉM
Susto no Campo: Operador fica ferido após colheitadeira capotar três vezes em Cedro de São João
16 de setSemana do Cliente: veja direitos de quem recebe energia elétrica
16 de setQueima irregular de lixo provoca incêndio em área de vegetação no Marcos Freire II, em Socorro
16 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

