Nome de filho do presidente aparece em material apreendido com empresária ligada ao “Careca do INSS”. Investigadores verificam suspeita de sociedade oculta; defesa classifica vazamento como “criminoso”.
A Polícia Federal (PF) está aprofundando a análise de citações envolvendo Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, no inquérito que investiga um esquema bilionário de desvios de salários de aposentados e pensionistas do INSS. A informação, antecipada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pela CNN, aponta que o filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi mencionado direta e indiretamente em depoimentos e materiais apreendidos.
O Elo da Investigação
O foco das apurações recai sobre a relação de Lulinha com a empresária Roberta Luchsinger e Antonio Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”, apontado como operador do esquema.
Segundo fontes ligadas à investigação, o nome de Lulinha surgiu durante a análise de materiais apreendidos em operações de busca e apreensão realizadas contra Roberta em meados de dezembro do ano passado. A PF apura se Lulinha teria mantido uma sociedade oculta com o “Careca do INSS” por intermédio da empresária.
Entre os elementos sob análise estariam registros de viagens e tratativas que sugerem proximidade entre as partes, embora a defesa de Roberta negue veementemente que ela tenha atuado como intermediária de negócios ilícitos, alegando apenas “amizade pessoal” com o filho do presidente.
Procedimento Padrão
Agentes da Polícia Federal ouvidos sob reserva afirmam que a checagem das menções faz parte do rito “natural” de qualquer inquérito. O objetivo agora é verificar se há indícios mínimos e provas materiais que corroborem as citações antes de qualquer medida formal mais grave.
“Quando alguém é citado em depoimentos ou aparece em materiais apreendidos, é preciso averiguar se há indícios mínimos que corroborem menções suspeitas”, explicou uma fonte da PF.
O Outro Lado
O advogado Marco Aurélio Carvalho, que representa Fábio Luís Lula da Silva, rechaçou qualquer ligação de seu cliente com as fraudes no INSS. Em declaração à imprensa, ele classificou o vazamento das informações do inquérito como “criminoso” e informou que acionará a Polícia Federal para apurar a origem da divulgação.
“Não há envolvimento algum de Fábio Luís em relação às fraudes do INSS”, afirmou a defesa.
Vale lembrar que, em dezembro, o presidente Lula declarou publicamente que, se houvesse comprovação de envolvimento de qualquer familiar seu em irregularidades, a lei deveria ser cumprida: “Se tiver filho meu metido nisso, ele será investigado”.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

