POLÍCIA CIVIL E EMDAGRO DESMANTELAM ABATEDOURO CLANDESTINO EM PROPRIÁ

Operação conjunta resulta na prisão de responsável e apreensão de carne imprópria para consumo

Em uma operação conjunta realizada na manhã de quinta-feira, 10 de outubro, a Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Dercra), e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), desativaram um abatedouro clandestino de gado na região do Lagamar, entre os municípios de Telha e Propriá. A ação resultou na prisão em flagrante de um homem por crime contra as relações de consumo, uma vez que a carne encontrada estava em condições impróprias para o consumo humano.

A delegada Aliete Melo Mendonça explicou que, no local, foram encontradas férias abatidas, três pedidos diretamente sobre um chão de cimento sem qualquer higiene. O responsável pelo abatedouro confessou que a carne foi vendida no Mercado Municipal de Propriá e que a prática do abate clandestino ocorria há mais de um ano, semanalmente. “Ele confirmou que o produto estava sendo comercializado, apesar de saber as condições adversas em que a carne era processada”, relatou a delegada.

Toda a carne apreendida foi encaminhada ao Zoológico de Aracaju, evitando seu consumo pela população. As autoridades ressaltaram que, em Sergipe, apenas quatro frigoríficos possuem autorização para realizar o abate de bovinos, e qualquer outra atividade do tipo é ilegal, sujeita a sanções criminais. A delegada também alertou sobre a conexão entre abatedouros clandestinos e crimes de furto e roubo de animais.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população para identificar atividades irregulares, e solicita que as informações sejam repassadas através do Disque-Denúncia, no número 181, garantindo o anonimato dos denunciantes. A operação destaca os perigos do consumo de carne sem procedência e a necessidade de maior fiscalização na cadeia produtiva agropecuária.

Acompanhe também o 93 Notícias nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, X Antigo, Twitter e YouTube.