O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, nesta terça (16) e quarta-feira (17), a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 para participantes que tiveram problemas logísticos ou foram diagnosticados com doenças infectocontagiosas previstas no edital.
Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). A partir das 13h30, os candidatos começam a responder às questões.
Provas e horários
No primeiro dia, os inscritos resolvem questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. O tempo regular vai até 19h, com acréscimo de uma hora para quem obteve autorização de tempo adicional.
Na quarta-feira, o exame reúne perguntas de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias, com término previsto para 18h30.
Quem tem direito
Puderam solicitar reaplicação os estudantes impedidos de fazer a prova regular por falhas de logística, por desastres naturais ou por estarem acometidos por uma das seguintes doenças: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza A ou B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela (catapora) e covid-19.
Entre os casos de problema logístico estão falta de energia que comprometa a iluminação da sala, erros de aplicação e desastres naturais. Moradores de Rio Bonito do Iguaçu (PR) atingidos por tornado em 7 de novembro de 2025 estão entre os contemplados.
Aplicações anteriores
As provas regulares do Enem 2024 ocorreram em 9 e 13 de novembro. Nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, o exame foi aplicado excepcionalmente em 30 de novembro e 7 de dezembro, em função da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Enem PPL
Nas mesmas datas, 16 e 17 de dezembro, o Inep realiza o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa (Enem PPL) 2025, aplicado em unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos estados e pelo Distrito Federal, com o mesmo nível de dificuldade da prova regular.
Sobre o exame
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho ao fim do ensino médio e serve de porta de entrada para o ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As notas também podem ser usadas em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

