O início das festividades juninas no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, em Aracaju, reacendeu a preocupação de moradores e visitantes com a presença de flanelinhas cobrando valores por estacionamento. A prática, que havia sido reduzida após uma operação da Guarda Municipal no ano passado, voltou a ser registrada durante as comemorações deste ano.
O pré-candidato ao Senado André David manifestou-se publicamente sobre o assunto, recordando a ação policial que no ano anterior resultou em prisões e devolveu sensação de segurança a quem circulava e deixava veículos na área do evento. Segundo ele, a atuação da guarda municipal havia interrompido uma prática que, na avaliação do pré-candidato, excedia a informalidade e configurava extorsão.
David afirmou que a atuação dos chamados flanelinhas não se limitava a “ajuda” para estacionar, mas envolvia cobranças antecipadas, intimidação e até ameaças para quem optasse por não pagar. Testemunhos registrados em vídeos compartilhados nas redes do pré-candidato também mostraram a diferença sentida pelos frequentadores após a operação do ano passado, quando motoristas relataram não ter sido abordados ao estacionar.
No entanto, o avanço no enfrentamento do problema sofreu um revés quando guardas municipais envolvidos nas prisões e na proteção do perímetro foram alvo de denúncias por órgãos de fiscalização. As investigações e as denúncias, segundo André David, geraram um clima de insegurança jurídica dentro da corporação e levaram à interrupção das abordagens mais efetivas.
Com a redução das operações de fiscalização, houve retorno das queixas ao longo do período junino deste ano, conforme apontou o pré-candidato. Ele ressaltou que, com as festas em expansão e maior movimento de público, as reclamações sobre cobrança irregular nas imediações dos eventos aumentaram.
André David defendeu a necessidade de leis mais claras que ofereçam segurança jurídica às forças de segurança pública e protejam cidadãos que desejam utilizar espaços públicos sem sofrer constrangimento. O pré-candidato afirmou ainda que enfrentar esse tipo de problema exige determinação e compromisso com a população, sem que o poder público recue diante da coerção nas ruas.
O episódio voltou a colocar em debate a forma de atuação das autoridades locais durante grandes eventos e a necessidade de mecanismos legais que respaldem intervenções destinadas a coibir práticas de cobrança abusiva no entorno de espaços de lazer.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setMPSE leva Ouvidoria Itinerante a mercados de Aracaju e atende público
16 de setEleitorado acima de 70 anos ultrapassa 157 mil em Sergipe para as Eleições 2026
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

