O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) chega à etapa final nesta sexta-feira, 28, após três semanas de aplicação de provas e com 86% das turmas habilitadas já avaliadas.
Promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), a avaliação reúne todas as diretorias regionais de educação (DREs) e as secretarias municipais para medir o desempenho dos estudantes das redes públicas estadual e municipais.
O público-alvo do Saese é estimado em 86.200 alunos, distribuídos por 1.010 escolas públicas. No total, 4.609 turmas estavam aptas a participar; até o momento, 3.969 turmas concluíram a prova, alcançando 86% de adesão.
As provas começaram em 10 de abril e são realizadas por estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Cada escola define o calendário interno de aplicação dentro do período estipulado pelo Saese.
Importância para o Idese
De acordo com a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/Seed), Joniely Cruz, o Saese, associado aos dados do Censo Escolar, gera o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), indicador que orienta metas anuais para escolas e redes. “Percebemos um movimento muito positivo das escolas, que já vinham da aplicação do Saeb, mostrando mobilização e organização para garantir a participação dos estudantes”, afirma.
A gestora destaca ainda que o Saese está institucionalizado nas redes públicas, o que assegura a qualidade dos resultados. São avaliadas as etapas de consolidação dos processos de aprendizagem: conclusão da alfabetização (2º ano), término dos anos iniciais (5º ano), final dos anos finais do Fundamental (9º ano) e conclusão do Ensino Médio (3ª série).
Exemplo de adesão em Aracaju
Entre as escolas que já aplicaram a avaliação está o Centro de Excelência Professora Ofenísia Soares Freire (DEA), no conjunto Augusto Franco, em Aracaju. Segundo o diretor Dayvid Figueiredo, o colégio ficou no pódio pelo segundo ano seguido, com as turmas do 9º ano alcançando média superior a 5 e avanço na 3ª série do Ensino Médio em tempo integral.
As provas ocorreram em 12 de abril e contaram com acolhimento que incluiu lanches, música ao vivo e brindes. A participação superou 95% entre os alunos do Ensino Médio em tempo integral e chegou a 98% no Ensino Fundamental anos finais. “A aplicação foi um sucesso e esperamos um resultado ainda melhor para permanecer no pódio”, conclui o diretor.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

