Pular para o conteúdo principal
Aracaju, Segunda-feira, 22 de junho de 2026
Pular para o conteúdo

Sergipe avança no combate ao analfabetismo e reduz taxa em quase 4 pontos

Educação

Sergipe avança no combate ao analfabetismo e reduz taxa em quase 4 pontos

Dados do IBGE revelam queda significativa no analfabetismo em Sergipe: de 13,9% em 2016 para 10,3% em 2025, entre pessoas de 15 anos ou mais.

22/06/2026 · 19h17
Sergipe avança no combate ao analfabetismo e reduz taxa em quase 4 pontos

Publicidade

Dados do IBGE revelam queda significativa no analfabetismo em Sergipe: de 13,9% em 2016 para 10,3% em 2025, entre pessoas de 15 anos ou mais.

Publicidade

Publicidade

Sergipe registrou uma redução expressiva na taxa de analfabetismo entre sua população adulta e jovem. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de sergipanos com 15 anos ou mais que não sabiam ler nem escrever caiu de 13,9%, em 2016, para 10,3%, em 2025 — uma queda de 3,6 pontos percentuais em cerca de uma década.

Você pode se interessarConteúdo patrocinado · MGID

Os números refletem os resultados de políticas públicas voltadas ao combate ao analfabetismo no estado, além de ações direcionadas ao enfrentamento da distorção idade/série, problema histórico que impacta diretamente a trajetória escolar de milhares de sergipanos. A combinação dessas frentes de atuação é apontada como fator determinante para a melhora nos indicadores educacionais.

Apesar do avanço, o desafio ainda é significativo: mais de um décimo da população sergipana acima de 15 anos ainda não tem acesso pleno à leitura e à escrita. Especialistas e gestores educacionais ressaltam que a continuidade e o aperfeiçoamento das iniciativas em curso são fundamentais para que o estado siga reduzindo essa desigualdade e aproxime seus índices das melhores médias nacionais.

Fonte: Governo de Sergipe

Publicidade

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Recomendado para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
Mais conteúdos para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Sugeridas pra vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
2 min de leitura

Publicidade

Dados do IBGE revelam queda significativa no analfabetismo em Sergipe: de 13,9% em 2016 para 10,3% em 2025, entre pessoas de 15 anos ou mais.

Sergipe registrou uma redução expressiva na taxa de analfabetismo entre sua população adulta e jovem. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de sergipanos com 15 anos ou mais que não sabiam ler nem escrever caiu de 13,9%, em 2016, para 10,3%, em 2025 — uma queda de 3,6 pontos percentuais em cerca de uma década.

Os números refletem os resultados de políticas públicas voltadas ao combate ao analfabetismo no estado, além de ações direcionadas ao enfrentamento da distorção idade/série, problema histórico que impacta diretamente a trajetória escolar de milhares de sergipanos. A combinação dessas frentes de atuação é apontada como fator determinante para a melhora nos indicadores educacionais.

Apesar do avanço, o desafio ainda é significativo: mais de um décimo da população sergipana acima de 15 anos ainda não tem acesso pleno à leitura e à escrita. Especialistas e gestores educacionais ressaltam que a continuidade e o aperfeiçoamento das iniciativas em curso são fundamentais para que o estado siga reduzindo essa desigualdade e aproxime seus índices das melhores médias nacionais.

Fonte: Governo de Sergipe

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe

Entrar no canal →

Publicidade

EM ALTA AGORA