Sergipe registrou saldo positivo de 1.076 novos postos de trabalho com carteira assinada em outubro de 2025, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quinta-feira (27). O resultado eleva para 358.460 o número de trabalhadores formais no estado.
Nos últimos 12 meses — de novembro de 2024 a outubro de 2025 — foram abertas 15.299 vagas, o que representa crescimento de 4,46% no estoque de empregos. A variação coloca Sergipe em quinto lugar no ranking nacional e em terceiro na região Nordeste. No acumulado de 2025, o saldo chega a 15.784 vagas.
Setores que puxaram as contratações
O setor de serviços liderou a criação de empregos em outubro, com 390 novas vagas. Em seguida aparecem construção civil (383), comércio (174), agropecuária (73) e indústria (56).
Ambiente favorável a investimentos
O governo estadual atribui o desempenho à combinação de responsabilidade fiscal, melhoria da segurança pública e incentivos à atividade econômica. Entre os destaques estão a nota A na Capag concedida pelo Tesouro Nacional, a classificação de estado mais seguro do Nordeste e um programa de infraestrutura que, com a política de estímulo ao turismo, elevou em 33,77% o fluxo de visitantes. Entre 2023 e outubro de 2025, esses fatores contribuíram para atrair R$ 1,7 bilhão em investimentos privados.
Participação de jovens, mulheres e população negra
Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, quase 90% das vagas geradas em outubro foram preenchidas por pessoas de 18 a 24 anos. As mulheres responderam por 43,03% do saldo do mês, avançando em relação a outubro de 2024 (40,59%). Pardos (64,8%) e pretos (14,9%) somaram 79,7% das admissões, seguidos pelos brancos (34,3%).
Programa Primeiro Emprego
Voltado para jovens de 18 a 29 anos, o Programa Primeiro Emprego (PPE) associa formação teórica e prática. Mais de 45% dos participantes conquistaram o primeiro contrato formal, segundo a Secretaria do Trabalho.
O nível de escolaridade predominante entre os admitidos em outubro foi o ensino médio completo, presente em quase 70% das contratações.
LEIA TAMBÉM
Governo de Sergipe intensifica monitoramento da Barragem do Poxim e ações preventivas diante dos efeitos do El Niño
29 de outSergipe reforça transporte intermunicipal no feriado de Finados
29 de outThiago Freitas toca no Projeto Pôr do Sol da FM Sergipe com transmissão ao vivo
29 de outReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

