Sergipe registrou saldo positivo de 1.076 novos postos de trabalho com carteira assinada em outubro de 2025, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quinta-feira (27). O resultado eleva para 358.460 o número de trabalhadores formais no estado.
Nos últimos 12 meses — de novembro de 2024 a outubro de 2025 — foram abertas 15.299 vagas, o que representa crescimento de 4,46% no estoque de empregos. A variação coloca Sergipe em quinto lugar no ranking nacional e em terceiro na região Nordeste. No acumulado de 2025, o saldo chega a 15.784 vagas.
Setores que puxaram as contratações
O setor de serviços liderou a criação de empregos em outubro, com 390 novas vagas. Em seguida aparecem construção civil (383), comércio (174), agropecuária (73) e indústria (56).
Ambiente favorável a investimentos
O governo estadual atribui o desempenho à combinação de responsabilidade fiscal, melhoria da segurança pública e incentivos à atividade econômica. Entre os destaques estão a nota A na Capag concedida pelo Tesouro Nacional, a classificação de estado mais seguro do Nordeste e um programa de infraestrutura que, com a política de estímulo ao turismo, elevou em 33,77% o fluxo de visitantes. Entre 2023 e outubro de 2025, esses fatores contribuíram para atrair R$ 1,7 bilhão em investimentos privados.
Participação de jovens, mulheres e população negra
Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, quase 90% das vagas geradas em outubro foram preenchidas por pessoas de 18 a 24 anos. As mulheres responderam por 43,03% do saldo do mês, avançando em relação a outubro de 2024 (40,59%). Pardos (64,8%) e pretos (14,9%) somaram 79,7% das admissões, seguidos pelos brancos (34,3%).
Programa Primeiro Emprego
Voltado para jovens de 18 a 29 anos, o Programa Primeiro Emprego (PPE) associa formação teórica e prática. Mais de 45% dos participantes conquistaram o primeiro contrato formal, segundo a Secretaria do Trabalho.
O nível de escolaridade predominante entre os admitidos em outubro foi o ensino médio completo, presente em quase 70% das contratações.
LEIA TAMBÉM
Ofensiva Nacional: Operação contra esquema de agiotagem e extorsão cumpre mandados em Sergipe
16 de setOperação no Povoado Mussuca: Polícia Militar apreende cerca de 100 kg de maconha em Laranjeiras
16 de setSusto no Campo: Operador fica ferido após colheitadeira capotar três vezes em Cedro de São João
16 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

