A Secretaria do Estado da Saúde (SES) de Sergipe emitiu um alerta à população sobre a nova variante do Sars-CoV-2, chamada de XEC. Essa nova linhagem já foi identificada em três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Até o momento, Sergipe não registrou nenhum caso dessa variante, conforme estudos realizados pelo laboratório de Sequenciamento Genético.
“Essa nova subvariante da Omicron, que é a XEC, tem se mostrado em alguns países com potencial de maior transmissibilidade. Aqui no Brasil, apesar de ser identificada em três estados, ainda não foi observado alto grau de transmissão. Em Sergipe, fazemos o acompanhamento e o envio das amostras para a realização do reconhecimento genômico, mas não identificamos a presença dessa subvariante. Então, esse momento é de alerta, pois alguns países têm chamado a atenção justamente por esse aumento na transmissibilidade, mas que nenhuma gravidade a mais tem sido visto nesses casos”, afirmou Marco Aurélio Góes, diretor de Vigilância em Saúde.
Orientações
A SES reforça a importância de manter os cuidados preventivos, especialmente:
- Vacinação: Mantenha a vacinação contra a Covid-19 em dia.
- Sintomas: Caso apresente sintomas como febre, cansaço e tosse seca, é fundamental realizar testes rápidos ou PCR, caso esteja em ambiente hospitalar.
- Uso de Máscara: Utilize máscaras em locais de alta circulação para evitar a transmissão.
- Higienização: Realize a higienização correta das mãos com frequência.
Essas medidas são essenciais para proteger a saúde da população e conter possíveis surtos. A SES continuará monitorando a situação e atualizando a população conforme necessário.
Fonte: Governo de Sergipe