Pular para o conteúdo

Principais doenças de pele que todo dono de animal deveria conhecer

Compartilhe

Saiba quais são as principais doenças de pele que podem afetar cães, gatos e também seres humanos

Cuidar de um pet requer amor, treinamento e paciência para que os bichinhos se sintam acolhidos, obedeçam às regras da casa e até executem alguns truques e comandos. Somado a isso, os tutores também precisam ficar atentos a uma alimentação balanceada, calendário de vacinas, remédios antipulgas e carrapatos, banho e tosa, higiene dos ouvidos, saúde do intestino, passeios e brincadeiras regulares.

O que para alguns pode passar despercebido é que os pets também podem apresentar doenças de pele, algumas sendo contagiosas para outros pets e até humanos, que podem comprometer a saúde do bichinho. Felizmente, a maioria é tratável, mas é preciso estar atento aos sinais. Confira algumas das principais doenças de pele em pets.

Sarna

A sarna é uma doença de pele causada pela ação de um ácaro que fica alojado na pele do animal. Existem 4 tipos diferentes de sarna que podem afetar cães e gatos. A sarna sarcóptica afeta cães e gatos e pode ser transmitida para seres humanos, causando muita coceira e descamação da pele do animal, porém é tratável.

A sarna otodécica afeta cães e seres humanos: o ácaro se aloja no ouvido do animal causando muita coceira e inflamação dos ouvidos, e pode ser transmitida por contato direto e por ambiente contaminado, também sendo tratável.

Já a sarna demodécica não é curável e é exclusivamente encontrada em cães. A transmissão ocorre durante o parto e a amamentação entre a mãe infectada e os filhotes, e os sintomas aparecem quando o sistema imune do cão está muito baixo, pois os ácaros começam a se reproduzir, causando queda de pelo e manchas enegrecidas na pele.

Por fim, a sarna notoédrica ocorre em gatos, causando escamas amareladas, coceira, pele enrugada e automutilação do animal. Esta sarna é transmissível a seres humanos, porém é tratável.

Micose

A micose, ao contrário das sarnas, é causada pela ação de fungos, normalmente encontrada em animais que estão em contato direto com água e não se secam totalmente. Os sintomas compreendem lesões avermelhadas na pele e queda de pelos na região afetada. A micose pode ser tratada por um médico veterinário, e, se não for identificada a tempo, pode ser transmitida a seres humanos.

Dermatite

As dermatites são inflamações de pele que podem afetar cães e gatos por diversos motivos. As principais são as dermatites alérgicas, que são reações causadas pelo sistema imunológico do pet a algum alérgeno presente no ambiente, alimentação ou parasitas (como picadas de pulgas e carrapatos).

Entre os principais sintomas da dermatite alérgica, podemos listar: queda de pelos, lambedura em excesso na região afetada, secreções excessivas nos olhos, vermelhidão, coceira intensa, inflamação nos ouvidos e formação de feridas e crostas nas áreas afetadas. A dermatite alérgica pode ser diagnosticada por um veterinário e possui tratamento com remédios para o alívio dos sintomas, como o Cyclavance, por exemplo, mas as causas também precisam ser identificadas e tratadas.

Existem as dermatites por estresse, em animais que ficam confinados, passam muito tempo sozinhos, não se exercitam e não têm boa alimentação. Embora os sintomas sejam tratáveis, as causas devem ser investigadas para fazer uma melhor adaptação do ambiente para o pet.

Por fim, a dermatite seborreica é causada pelo desequilíbrio da função das glândulas sebáceas do pet – essas glândulas são responsáveis pela oleosidade da pele do animal. Quando em desequilíbrio, a pele do pet pode apresentar vermelhidão, mau cheiro, coceira, queda de pelo, aspecto excessivamente oleoso do pelo e descamação em forma de caspa na pele.

A dermatite seborreica pode ser causada por fatores genéticos, má alimentação e desequilíbrio hormonal do pet. Esse quadro pode ser identificado por um veterinário e existem tratamentos para reverter a situação.

Créditos: Vonschonertagen/iStock

Ultimas notícias

Acidente fatal na BR-235 em Itabaiana deixa duas vítimas
Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de homicíd...
Catia Fonseca deixa a Band após sete anos no comando do "Mel...
Colisão frontal entre carro e caminhão deixa dois mortos em ...
Copa do Brasil Feminina de Vôlei Sentado acontece em Niterói...
Saúde de Aracaju alerta sobre os riscos dos cigarros eletrôn...