O Serviço Geológico do Brasil mediu 16,6 m nesta sexta às 6h30, queda de 3,26 m nas últimas 10 horas após quase 25 m na quarta. A prefeitura prevê retorno ao nível normal de 13 m em breve.
O nível do Rio Taquari, localizado em Lajeado, no Rio Grande do Sul, apresentou uma redução significativa, saindo da cota de inundação durante a madrugada desta sexta-feira, 24 de julho de 2026. Após atingir quase 25 metros na noite da última quarta-feira, 22, a medição do Serviço Geológico do Brasil (SGB), realizada às 6h30 desta sexta, indicou que o nível do rio estava em 16,6 metros, uma diminuição de 3,26 metros nas últimas 10 horas.
A Prefeitura de Lajeado informou que a tendência é que o rio continue a baixar, com a expectativa de que retorne ao seu nível normal de 13 metros em breve. As cotas que definem o alerta para o nível de água são: Cota Amarela (15 m) para Atenção, Cota Laranja (17 m) para Alerta e Cota Vermelha (19 m) para Inundação.
Apesar da redução no nível do rio, a situação permanece preocupante na região. Até o momento, 1.315 pessoas estão desabrigadas, sendo Lajeado o município mais atingido, com 540 desabrigados. O Abrigo Parque do Imigrante acolheu 169 famílias, totalizando 540 pessoas, além do resgate de 71 cães e 22 gatos. A prefeitura também está realizando a remoção de animais para o Canil Municipal, em virtude da readequação do espaço do abrigo.
Imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os danos causados pelas inundações em Lajeado, incluindo alagamentos em áreas como o Parque Professor Theobaldo Dick e na rua Borges de Medeiros, que ficaram submersas. A avenida Décio Martins Costa e o trecho entre as ruas Carlos Von Kozeritz e Júlio May também foram bloqueados devido à inundação. Um vídeo mostra o alagamento na Rua Bento Rosa com a avenida Décio Martins Costa, que foram interditadas.
O município de Lajeado, assim como outras 203 cidades gaúchas, enfrenta os impactos das chuvas intensas que causaram alagamentos e inundações, especialmente em áreas vulneráveis às margens dos rios. A cidade de Encantado também registrou danos, com alagamentos afetando residências em regiões ribeirinhas. Além disso, Porto Alegre, a capital do estado, registrou desmoronamento de um muro e rajadas de vento de até 49,3 km/h.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu recomendações de segurança para a população afetada, como buscar abrigo em locais seguros, compartilhar informações, seguir orientações do Pano de Contingência e não retornar a áreas evacuadas até autorização oficial.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

