Representantes do Tribunal de Contas da União realizaram, nesta quinta-feira, 30, uma visita técnica à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social de Aracaju. A ação integra o acompanhamento da execução das políticas de assistência social.
A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) recebeu, na manhã desta quinta-feira, 30, representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) para uma visita técnica em sua sede administrativa, no bairro Pereira Lobo, em Aracaju.
O encontro reuniu servidores da Semfas, auditores do TCU e o secretário municipal da Família e da Assistência Social, Luciano Paz. A agenda teve como foco avaliar a execução das políticas públicas de assistência social e a aplicação dos recursos destinados aos serviços ofertados à população em situação de vulnerabilidade social.
Durante a reunião, foram debatidos aspectos relacionados ao funcionamento da rede socioassistencial do município. O diálogo técnico buscou identificar boas práticas e oportunidades para fortalecer as ações desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A visita integra um processo de acompanhamento realizado pelo TCU. Inicialmente, a Semfas respondeu a um questionário sobre a execução dos serviços socioassistenciais. Nesta etapa, a equipe do tribunal visita as unidades para conhecer de perto a realidade da rede e subsidiar a elaboração de diagnósticos e propostas de aperfeiçoamento.
O secretário Luciano Paz destacou a relevância da iniciativa. “É um trabalho muito importante que eles estão fazendo para identificar o funcionamento da rede do SUAS, compreender as necessidades que os municípios e os estados possam ter e articular, em nível federal, tanto no Congresso quanto no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, ações que contribuam para a melhoria dos serviços ofertados à população em vulnerabilidade social, especialmente às pessoas em situação de rua”, afirmou.
O auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Renan Guedes, ressaltou a receptividade da equipe e a qualidade do trabalho desenvolvido pela assistência social de Aracaju. “Durante a reunião encontramos muitas experiências exitosas e também oportunidades para propor melhorias no atendimento à população em vulnerabilidade social. De toda forma, observamos que a equipe de Aracaju é preparada, presta seus serviços com muito acolhimento e só temos a agradecer pela receptividade e pelo tempo que todos dedicaram a este trabalho”, concluiu.
LEIA TAMBÉM
Governo de Sergipe intensifica monitoramento da Barragem do Poxim e ações preventivas diante dos efeitos do El Niño
29 de outSergipe reforça transporte intermunicipal no feriado de Finados
29 de outThiago Freitas toca no Projeto Pôr do Sol da FM Sergipe com transmissão ao vivo
29 de outReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

