O tremor de segunda-feira (10), com epicentro em San José del Palmar (Chocó), deixou 287 mortos, 3.975 feridos e 378 desaparecidos. As equipes já resgataram 354 pessoas, e 437 municípios foram afetados.
O número de mortos no terremoto de magnitude 7,4 que atingiu a Colômbia na última segunda-feira (10) subiu para 287, segundo a Unidade Nacional para a Gestão de Riscos de Desastres (UNGRD). O tremor ocorreu pouco depois das 7h30 e teve epicentro em San José del Palmar, no departamento de Chocó.
Além das vítimas fatais, 3.975 pessoas ficaram feridas e 378 estão desaparecidas. Até o momento, 354 pessoas foram resgatadas das áreas atingidas. O terremoto teve impacto em 15 departamentos e 437 municípios, e comprometeu a infraestrutura de diversas localidades.
Buscas se concentram em Pereira
As operações de resgate prosseguiram e, no quinto dia de buscas, uma equipe retirou um homem com vida dos escombros de um hotel que desabou. A cidade de Pereira, na região cafeeira, tornou-se o principal foco dos esforços de resposta ao desastre. As equipes de emergência trabalharam em meio a uma grande quantidade de detritos, entre concreto, tijolos e estruturas metálicas retorcidas.
“Possivelmente ainda há pessoas vivas, acreditamos que sim”, afirmou um socorrista identificado como John Bedoya, em declarações à Caracol Televisión. Ele destacou que as operações começavam a passar da busca por sobreviventes para a remoção dos destroços e a contabilização dos desaparecidos.
O terremoto destruiu prédios residenciais e danificou casas, escolas e hospitais em diversas regiões do oeste da Colômbia. As consequências do tremor se espalharam do porto de Buenaventura, no Pacífico, até as cidades de Cali e Pereira, no interior do país, o que aumentou a urgência das operações de socorro e assistência às vítimas.
A ONU ofereceu apoio à Colômbia após o desastre. As autoridades locais mobilizaram recursos para atender às necessidades emergenciais da população atingida.
LEIA TAMBÉM
Susto no Campo: Operador fica ferido após colheitadeira capotar três vezes em Cedro de São João
16 de setSemana do Cliente: veja direitos de quem recebe energia elétrica
16 de setQueima irregular de lixo provoca incêndio em área de vegetação no Marcos Freire II, em Socorro
16 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

