Pular para o conteúdo

Uso da catraca dupla divide opiniões no transporte público da Grande Aracaju

Compartilhe

Medida reduz pulos de catraca, mas gera críticas entre usuários

A instalação de catracas duplas no transporte público da Grande Aracaju tem gerado opiniões divergentes entre motoristas e passageiros. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Aracaju (Setransp), a medida contribuiu para uma redução de cerca de 90% nos casos de pessoas que pulam a catraca, conforme dados da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) do município de Barra dos Coqueiros.

Para os motoristas, a mudança trouxe maior segurança durante os percursos. “É um item de segurança que está sendo bom para nós profissionais e melhor ainda para os passageiros”, afirmou Clayton Santos, motorista de ônibus. Ele ressaltou ainda que, em caso de dificuldade, os passageiros podem permanecer na área frontal do veículo.

Dificuldades e reclamações

Apesar dos benefícios apontados pelos profissionais do transporte, muitos usuários manifestaram insatisfação com a nova estrutura.

“Se você passa com sacolas, fica enganchada. Se for uma pessoa obesa, como eu, que sou quase obesa, também fica enganchada. […] Vejo muito sofrimento”, lamentou a dona de casa Rita Gardênia Martins.

O Setransp afirmou que está atento aos relatos dos passageiros e buscando alternativas junto às empresas de ônibus e à SMTT. Estão sendo realizados estudos e testes para definir novas dimensões das catracas, buscando aliar segurança e mobilidade dos usuários.

Impacto financeiro

Dados de segurança revelam que apenas no ano passado, mais de 349 mil pulos de catraca foram registrados por câmeras de uma das empresas de ônibus da região, uma média superior a 29 mil ocorrências mensais. Esse comportamento resultou em um prejuízo financeiro estimado em mais de R$ 1,5 milhão ao longo do ano.

Além do impacto econômico, o Setransp destacou que a principal preocupação é com a segurança dos passageiros. Desde a implantação das catracas altas, a ocorrência de pulos e arrastões nas linhas afetadas caiu quase 100%.

Ultimas notícias

Famoso fisiculturista russo Nikita Tkachuk, morre aos 35 ano...
Cristiane Brasil gera polêmica ao afirmar que Padre Fábio de...
Modeladas Day promove noite de fé, cura e renovo espiritual ...
Preços abaixo do mercado podem mascarar crimes de clonagem, ...
Trabalhadores encontram ossada humana durante obra em Nossa ...
Capacitação de agentes de Saúde e combate às endemias avança...