Polícia Civil indicia por maus-tratos, omissão de cautela e exposição a risco tutor da jiboia resgatada após cair do oitavo andar de prédio em Aracaju

Compartilhe

Decisão judicial retirou a guarda do animal e direcionou a cobra para internamento em Hospital Veterinário

Diante da conclusão da investigação acerca da queda de uma jiboia do oitavo andar de um edifício na Zona Sul de Aracaju, a Delegacia Especial de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) indiciou o tutor do animal por três crimes que envolvem desde a situação de maus-tratos até o risco pelo qual a vizinhança foi exposta com a presença da cobra em área comum do condomínio. O inquérito policial foi remetido à Justiça na quinta-feira, 19. A cobra está internada em um hospital veterinário. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 20.

Com o envio do inquérito à Justiça nessa quinta-feira, o tutor foi indiciado pelos crimes de maus-tratos, exposição da vida e da saúde de outras pessoas a perigo e omissão da cautela de animal perigoso, conforme evidenciou o delegado Flávio Albuquerque. “O indiciamento levou em consideração que o animal também estava com o peso muito abaixo do natural para a idade, e todos os fatos foram subsidiados com relatos de testemunhas”, relatou.

Ainda conforme a investigação, além da questão do peso do animal e da exposição de pessoas a risco, subsidiou o indiciamento o fato de o tutor ter deixado o animal sem acompanhamento no apartamento. “Ficou constatado que o tutor havia viajado para o Rio de Janeiro no dia anterior e só retornou após a ciência dos fatos. Houve relatos também de que essa situação era recorrente”, ressaltou o delegado.

Também de acordo com o delegado Flávio Albuquerque, titular da unidade policial, já na manhã desta sexta-feira, a Depama deu cumprimento a uma nova ordem judicial levando a jiboia para um hospital veterinário ligado a uma universidade particular de Aracaju. “O animal ficará internado até que tenha alta. Após ter alta, o animal retornará à Depama para voltar ao Cetas do Ibama, onde a jiboia se encontrava”, informou.

Embora o tutor tenha solicitado à Justiça a retomada da guarda do animal, o Poder Judiciário negou o pedido. “Inicialmente, o tutor entrou com mandado de segurança para que o animal voltasse à sua tutela, mas o pedido foi negado. Ele recorreu ao Tribunal de Justiça, mas o pedido também foi negado. Então, por duas vezes, a Justiça negou que o animal voltasse para sua guarda”, relatou o delegado Flávio Albuquerque.

O caso

No final da tarde da última sexta-feira, 13, uma cobra jiboia caiu do oitavo andar de um prédio dentro da área comum de um edifício no bairro Farolândia, na Zona Sul da Capital. Na Queda, o animal fraturou diversas costelas. Inclusive, a queda do animal aconteceu especificamente na área do parque infantil do condomínio, surpreendendo crianças e idosos que estavam no local onde aconteceu o fato.

Após a queda, o animal foi socorrido e passou por atendimento veterinário. Já no sábado, 14, a Depama foi ao local, e o animal foi apreendido para receber tratamento adequado para sua recuperação. O inquérito policial instaurado pela Depama para apuração do caso e das circunstâncias em torno da situação da cobra e da queda do animal já foi concluído e remetido à Justiça.

Ultimas notícias

WhatsApp lança função para adicionar chaves Pix ao perfil
Confira a programação completa do Verão Sergipe 2024
Pedreiro morre após sofrer descarga elétrica durante manuten...
Acidente entre ônibus, carreta e carro deixa mais de 38 mort...
Motorista foge após acidente grave com motociclista na SE-27...
Horóscopo do dia: previsão de hoje 22/12/2024 para seu signo