Curso de pós-graduação vai formar terapeutas especializados em Core Energetics

Compartilhe

A iniciativa surge de uma parceria entre a Unit e a Casa Core e visa difundir um método terapêutico focado na recuperação do bem-estar integral do ser humano 

A Universidade Tiradentes (Unit) e a Casa Core, espaço terapêutico educacional que atua em Aracaju, estão abrindo um novo curso de Pós-Graduação lato sensu: o de Formação em Core Energetics. Ele tem o objetivo de capacitar e formar terapeutas especializados no Core Energetics, um método terapêutico psicocorporal e transpessoal focado na recuperação do bem-estar integral do ser humano. Fruto de uma parceria firmada entre as duas instituições, o curso já está com as inscrições abertas e será lançado oficialmente no próximo dia 3 de outubro, às 19h, no Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa, na Orla da Atalaia, em Aracaju.

Neste curso, o aluno aprenderá a aplicar técnicas inovadoras do método criado em 1970 pelo psiquiatra greco-norte-americano John Pierrakos (1921-2001), a partir dos fundamentos da Bioenergética e do Pathwork. Segundo a professora e psicoterapeuta Annacy Amorim Santos, diretora da Casa Core e coordenadora do novo curso, ele é definido como um sistema de evolução do Ser, centrado na energia amorosa do coração, e que tem o objetivo de trabalhar o indivíduo nas suas dimensões física, emocional, mental e espiritual, possibilitando a recuperação da vitalidade e do bem-estar integral. 

“O método vem sendo cada vez mais procurado e aceito nos dias de hoje, em todas as áreas do desenvolvimento humano. A demanda por profissionais especializados vem aumentando, uma vez que o estilo de vida nos dias atuais tem elevado o nível de estresse a patamares que comprometem o equilíbrio psico/físico e emocional do ser humano e esse trabalho oferece ferramentas para lidar com tudo isso, mantendo a saúde”, explica Annacy, destacando que a abordagem “contribui para a redução de comportamentos violentos, promove a educação emocional e o empoderamento, incentivando respostas conscientes e autônomas às adversidades”.

Ao longo do curso, que terá um total de 672 horas de aulas e atividades teóricas e práticas, o aluno terá acesso a atividades práticas, atendimento social, supervisão em grupo e sessões de terapia individual ao longo do curso, proporcionando experiência real no setting terapêutico, uma rede de contatos valiosa com profissionais da área e um intenso processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Estas atividades terão foco na liberação dos bloqueios físicos e emocionais que levam o ser humano ao sofrimento, às doenças e às neuroses.  

Criada há mais de há mais de 15 anos, a Casa Core é um espaço que oferece cursos, grupos terapêuticos, grupos de movimento e consciência corporal, workshop, atendimento clínico e supervisão, tendo a abordagem em Core Energetics como o principal pilar de suas atividades. “Há dois anos atrás, resolvemos fazer a formação em Aracaju e achamos que a parceria com a Unit seria uma oportunidade de expansão e crescimento para as duas instituições nesta área de desenvolvimento humano integrado, com a oferta de um curso que vem a atender aos anseios do ser humano nesse momento de transformação pelo qual o planeta vem passando. Vimos na Unit a possibilidade de oferecermos um trabalho inovador e pioneiro no Nordeste”, diz a coordenadora. 

Impactos positivos

Annacy ressalta que o curso em parceria com a Unit capacita profissionais a lidar com traumas, ansiedade e conflitos, criando ambientes mais saudáveis e equilibrados em escolas, empresas e comunidades. O impacto social da iniciativa, segundo ela, é a promoção da saúde mental e do bem-estar, fortalecendo comunidades e incentivando o desenvolvimento pessoal. “Além disso, o curso representa uma inovação na terapia, oferecendo uma visão integrada do ser humano que vai além das práticas tradicionais, impactando positivamente a vida das pessoas e da sociedade como um todo”, afirma. 

Um exemplo disso pode ser visto no livro “Core Energetics na Educação – Uma Experiência em Sergipe”, que a própria coordenadora escreveu. Ele descreve uma escola pública estadual de Sergipe, na qual o método foi trabalhado com todos os servidores da mesma (direção, professores, pessoal técnico e administrativo) durante quatro anos. Segundo a autora, o livro mostra o impacto positivo desse trabalho nos diversos resultados educacionais dos alunos, trazendo para o sistema educacional uma possibilidade real e concreta de mudança na relação entre escola, aluno e família. 

O livro da professora Annacy será lançado também no dia 3, também no Memorial de Sergipe, durante a apresentação oficial do curso de Formação em Core Energetics. Um segundo livro também será lançado no mesmo evento: “Retalhos de Uma Vida – Poesias, Contos e Artes, da professora Lindete Amorim Santos, que também atuará como docente do novo curso. A obra reúne poesias, contos e pinturas nas diversas modalidades vivenciadas e expressas pela autora, em uma coletânea que oferece de forma leve, poética e inspiradora ao leitor, a oportunidade de fazer uma viagem pelo mundo das artes.

Inscrições abertas

As inscrições para o curso de Pós-Graduação em Formação em Core Energetics da Unit já podem ser feitas pelo site https://www.unit.br/pos/saude/formacao-em-core-energetics, onde o interessado também pode encontrar outras informações. Ele também pode entrar em contato através do telefone (79) 99977-3258, com a consultora Ilka Karla. 

Fonte: Asscom Unit

Ultimas notícias

Horóscopo do dia: previsão de hoje 21/12/2024 para seu signo
Luiz Carlos Focca se despede da TV Itnet e anuncia novos pro...
Grupo sergipano tradicional de empresas pede recuperação jud...
Centro Cirúrgico do HMSI realiza primeira Ureterorenolitotri...
Reforma Administrativa do governo Mitidieri deve acontecer e...
Último Gestabel e Babybel de 2024 é realizado em parceria co...