Pular para o conteúdo

Eleitores que não votaram no 1º turno podem votar no 2º turno das Eleições 2024

Compartilhe

Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição independente; abstenção em Sergipe foi de 16,97% no 1º turno

Eleitores aptos que não compareceram ao 1º turno das Eleições Municipais de 2024, ocorrido em 6 de outubro, ainda podem participar do 2º turno. A Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição independente, permitindo que eleitores ausentes na primeira votação ainda possam exercer seu direito de voto na segunda etapa. Em Sergipe, 294.172 dos 1.733.785 eleitores aptos não compareceram às urnas, totalizando uma abstenção de 16,97%. Na capital Aracaju, a taxa de abstenção foi ainda maior, com 21,15%, resultando em 88.091 eleitores ausentes.

No dia 27 de outubro, eleitores de 51 municípios, incluindo 15 capitais, retornarão às urnas para definir os ocupantes dos cargos de prefeito e vice-prefeito para o mandato de 2025 a 2028.

No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas.

Justificativa de ausência

Quem não votou no 1º turno e não justificou a ausência no dia tem até 5 de dezembro para apresentar justificativa. O processo pode ser realizado pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica, ou pelo Autoatendimento Eleitoral nos Portais da Justiça Eleitoral. A justificativa deve incluir documentos que comprovem a impossibilidade de voto, como passagens, cartões de embarque ou atestados médicos.

Para quem não puder justificar online, é possível comparecer a um cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor com os mesmos documentos.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Ultimas notícias

Horóscopo do dia: previsão de hoje 03/04/2025 para seu signo
Tragédia em Canindé de São Francisco: menina autista de 3 an...
Jackson Barreto compara inelegibilidade de Valmir à de Bolso...
Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 51 milhões
PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Arge...
Sergipe registrou crescimento de quase 20% nas receitas em 2...