Na convenção do Podemos em Palmas, na segunda (3), Luxemburgo formalizou sua postulação pelo Tocantins. Pesquisa Paraná aponta cerca de 15% das intenções, mantendo-o na quinta posição.
O técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo confirmou sua candidatura ao Senado Federal pelo Tocantins. A decisão foi formalizada durante a Convenção Estadual do Podemos, realizada na segunda-feira, 3 de agosto de 2026, em Palmas.
Um levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado no dia 25 de julho, indicou que Luxemburgo possui 15% e 15,7% das intenções de voto em dois cenários testados, posicionando-se na quinta colocação. Os líderes nas intenções de voto são Eduardo Gomes, do PL, com 31,2%, e Alexandre Guimarães, do MDB, que conta com 25,1%.
A chapa de Luxemburgo contará com dois suplentes que são filiados ao Podemos. O empresário Jair Corrêa Júnior, de Palmas, ocupará a primeira suplência, enquanto o vereador Daniel Walison, de Augustinópolis, será o segundo suplente.
Em 2022, a candidatura de Luxemburgo ao Senado pelo PSB no Tocantins foi retirada, o que levou o técnico a criticar a decisão, chamando-a de “postura ditatorial e rasteira”.
Vanderlei Luxemburgo, que começou sua carreira como jogador na década de 1970, passou por clubes como Flamengo, Internacional e Botafogo. Posteriormente, ele se destacou como treinador, comandando equipes renomadas como Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Real Madrid e a seleção brasileira de futebol. Ao longo de sua carreira como técnico, conquistou cinco campeonatos brasileiros, uma Copa do Brasil e uma Copa América.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

