Na manhã de 10 de agosto de 2026, a Semfas atendeu a Comunidade da Coroa do Meio. Doze moradores foram incluídos no Cadastro Único e seis passaram a integrar o Auxílio Moradia, além de receberem orientações sobre os serviços sociais.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), promoveu na manhã desta segunda-feira (10) uma ação de atendimento social voltada aos moradores da Comunidade da Coroa do Meio, na Zona Sul da capital sergipana.
O objetivo principal foi ampliar o acesso da população local aos serviços e benefícios socioassistenciais, com orientações sobre o Auxílio Moradia e atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Durante a ação, 12 moradores foram cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), sendo seis deles incluídos no Auxílio Moradia, benefício destinado a famílias que atendem aos critérios da política de assistência social e necessitam de apoio para moradia.
Além dos atendimentos no local, a equipe da Semfas, composta por assistentes sociais, percorreu a comunidade para dialogar com os moradores, prestar orientações e identificar outras demandas. O trabalho possibilitou um momento de escuta ativa, aproximando os serviços públicos da realidade das famílias.
A assessora técnica da Diretoria de Gestão Social da Habitação, Jessyca Machado, ressaltou que a ação dá continuidade a um trabalho já desenvolvido na comunidade. “Nós já viemos aqui e fizemos o cadastramento, sendo que cerca de seis pessoas atendem aos critérios do Auxílio Moradia. Hoje, viemos com a equipe para orientar os moradores sobre como acessar o benefício e também dar a notícia para aqueles que foram beneficiados”, destacou.
Além da Coroa do Meio, a equipe também realizou atendimentos na antiga Clínica Santa Maria, no bairro Siqueira Campos, com foco na orientação e no encaminhamento de pessoas em situação de rua que podem se qualificar para o benefício.
José dos Reis, presidente da Associação de Pescadores da Coroa do Meio, celebrou a atuação da Semfas: “É muito importante o que a Secretaria da Família e da Assistência Social está fazendo aqui, dando oportunidade a essas pessoas. Espero que aproveitem para reestruturar a vida delas”.
Elildes dos Santos, moradora da região e ex-beneficiária do Auxílio Moradia, também comemorou a chegada do benefício a novas famílias: “Fico muito feliz com o pessoal da Habitação trazer o Auxílio Moradia para eles. Eu já fui beneficiária por 14 anos e hoje tenho minha casa no Mangabeira. Fico muito feliz em saber que existe esse trabalho social”.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

