Pesquisa do Kwai for Business revela consumo fragmentado de vídeos curtos, especialmente durante tarefas, à noite e antes de dormir. 31% dos participantes preferem clipes de até um minuto.
Recentemente, a questão da audiência na TV tem gerado discussões acaloradas, especialmente em relação às mudanças no comportamento do público. Uma pesquisa realizada pelo Kwai for Business indica que 50% dos entrevistados dedicam mais de três horas diárias ao consumo de vídeos curtos. Essa nova forma de consumir conteúdo ocorre de maneira fragmentada, sendo predominante em momentos como tarefas domésticas, à noite e, principalmente, antes de dormir.
Os vídeos de até um minuto são os favoritos de 31% dos participantes da pesquisa. Essa mudança no consumo de conteúdo é significativa e não pode ser ignorada pelas emissoras de televisão. A batalha pela atenção do público se intensificou, não se limitando mais apenas à competição entre as emissoras de TV, mas envolvendo uma gama muito maior de plataformas e formatos.
As emissoras precisam repensar suas estratégias para reconquistar um público que já não vê a TV como a principal opção de entretenimento. A produção de bons programas é apenas uma parte da solução; as emissoras precisam se adaptar às novas formas de consumo de mídia.
Hoje, conteúdos que vão de novelas a programas jornalísticos podem ser facilmente transformados em material para redes sociais, incluindo formatos como os Shorts do YouTube. A televisão deve se integrar a essa nova dinâmica, caso contrário, ficará para trás em um mercado que está mudando rapidamente.
Uma ideia que pode ser explorada é a criação de um programa para redes sociais, semelhante ao antigo “Vídeo Show”, que apresente trechos de novelas, programas e até mesmo notícias em um formato atraente e bem produzido.
Outra novidade no cenário televisivo é o retorno do programa “Na Palma da Mari”, da apresentadora Mari Palma na CNN Brasil, que traz o tema “Entre Mulheres”. O programa volta ao ar na próxima quinta-feira no YouTube e no dia 22 na CNN Brasil, com a atriz Claudia Raia como primeira convidada.
No mercado, o Grupo Zahran, que representa a Globo em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, adquiriu todo o acervo do Grupo Jaime Câmara em Goiás, incluindo TV, rádio, jornais e portais. Essa movimentação gera expectativas, especialmente em Goiânia, onde a Record e o SBT possuem forte presença.
Durante o +TV Fórum, evento promovido por Tela Viva e Teletima, foi anunciado que Jonas Antunes assumirá a presidência da ABTA – Associação Brasileira de TV por Assinatura, substituindo Oscar Simões, que esteve no cargo por 14 anos. O novo presidente enfrentará o desafio de reverter a queda no número de assinantes de TV paga, um tema debatido entre os executivos presentes no evento.
Por fim, a Globo já se movimenta para o futuro, com a expectativa de uma nova novela de Aguinaldo Silva para a faixa das 21h, com estreia prevista para setembro de 2027, após “Avenida Brasil 2”. Enquanto isso, o clássico “Plantão de Polícia” estará disponível no Globoplay a partir da próxima segunda-feira, trazendo de volta o sucesso dos anos 80.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

