II Caminhada do Circuito Integrado da Saúde reúne grande público e leva conscientização sobre doenças crônicas

Compartilhe

Durante todo o percurso, os participantes aproveitaram as atrações musicais e receberam materiais educativos sobre alimentação saudável, controle do estresse e a importância de check-ups médicos

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção de doenças crônicas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou neste sábado, 7, a II Caminhada do Circuito Integrado da Saúde. A campanha, que busca enfrentar as Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant), teve como tema ‘Do primeiro ao último passo: mais saúde para os sergipanos’. A caminhada partiu do Farol da Orla de Atalaia e seguiu até o estacionamento da Passarela do Caranguejo, foi organizada pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps) e contou com o apoio das secretarias da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Comunicação Social (Secom) e Esporte e Lazer (Seel).

Durante todo o percurso, os participantes aproveitaram as atrações musicais e receberam materiais educativos sobre alimentação saudável, controle do estresse e a importância de check-ups médicos. No final do percurso da caminhada, foram ofertadas consultas médicas por meio da Carreta do Homem; testes rápidos de sífilis, HIV/Aids e hepatites B e C, na Unidade Móvel ‘Fique Sabendo; aferição de pressão arterial; glicemia capilar; avaliação nutricional e orientações sobre higiene oral e saúde bucal.

Segundo a referência técnica da Saúde do Homem da SES, a caminhada, sendo uma atividade física de baixo impacto, é fácil de realizar e pode ser adaptada a diferentes níveis de condicionamento físico. “Além de ser uma forma acessível de se exercitar, a prática regular da caminhada contribui para a prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e obesidade”, explicou.

O evento atraiu um grande público em prol da conscientização sobre a importância da prevenção de doenças crônicas. “A caminhada não só nos incentiva a adotar hábitos mais saudáveis, mas também fortalece o senso de comunidade. Além de ser uma oportunidade de nos exercitarmos juntos e cuidarmos da nossa saúde”, afirmou a professora aposentada, Dilma da Silva Santos, de 71 anos. 

Além dos benefícios físicos, a atividade contribui significativamente para a saúde mental. A interação social, o contato com a natureza e a liberação de endorfina durante a caminhada, tudo isso promove o bem-estar emocional. “Sinto que, ao caminhar, consigo relaxar e me desconectar do estresse do dia a dia. Essa ação é de suma importância para todas as idades, não só pela caminhada, mas pelos exames ofertados”, compartilhou Larissa Andrade, de 26 anos, que foi à caminhada com familiares. 

Doenças Crônicas

As doenças crônicas são condições de saúde de longa duração que geralmente progridem lentamente e podem afetar significativamente a qualidade de vida. A prevenção e o manejo dessas condições envolvem a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, atividade física regular e acompanhamento médico contínuo, é o que explicou o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes/Regional e diretor técnico do Centro de Diabetes de Sergipe, Raimundo Sotero de Menezes Filho. 

“Entre as mais comuns estão a diabetes tipo 2, caracterizada pela resistência à insulina e níveis elevados de glicose no sangue; a hipertensão arterial, que é o aumento da pressão nas artérias e pode levar a complicações cardiovasculares; a obesidade, que resulta do acúmulo excessivo de gordura corporal e está associada a diversos problemas de saúde; e as doenças cardiovasculares, que incluem condições como infarto e acidente vascular cerebral (AVC)”, finalizou Sotero.

Ultimas notícias

Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Câmara Municipal de Aracaju anuncia convocação de 26 servido...
Homem pede para ser preso após agredir esposa
Deso anuncia investimento de R$ 83,6 milhões no abasteciment...
Adolescente confessa matar dois homens a facadas e é interna...
Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto