Pular para o conteúdo

Unimed nacional receberá aporte de 1 bilhão e evitar intervenção da do Governo Federal

Compartilhe

Com cerca de 2 milhões de clientes, a Unimed Nacional, uma das maiores operadoras de saúde do Brasil, firmou um acordo para receber um aporte de R$ 1 bilhão de 300 cooperativas médicas regionais. A injeção de capital visa reequilibrar as finanças da companhia e prevenir uma possível intervenção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Segundo o Valor Econômico, o montante será formado por 10% das reservas técnicas das Unimeds regionais, repassados ao longo de 2025. Essa é a primeira vez que as cooperativas locais utilizam recursos próprios para socorrer a Unimed Nacional. A decisão reflete a preocupação com o desempenho financeiro da empresa, que acumulou um prejuízo líquido próximo a R$ 1 bilhão entre 2023 e setembro de 2024.

O acordo inclui mudanças na diretoria da Unimed Nacional, condição imposta para a capitalização. A reestruturação administrativa prevê a escolha de novos líderes ainda no primeiro trimestre deste ano, como parte de um plano de recuperação.

De acordo com dados da ANS, o desafio financeiro é ainda maior no sistema Unimed como um todo. Entre janeiro e setembro de 2024, 109 operadoras de planos de saúde e odontológicos da rede registraram prejuízo operacional, afetando cerca de 7 milhões de clientes. No mesmo período, 69 dessas operadoras apresentaram prejuízo líquido, incluindo receitas financeiras.

O acordo de aporte demonstra o esforço conjunto das cooperativas regionais para preservar a sustentabilidade do sistema Unimed e proteger os serviços de saúde oferecidos a milhões de brasileiros.

Ultimas notícias

Luto! Morre Gui Bull, fisiculturista de 30 anos; causa da mo...
TRF5 decide que bares da Orlinha da Rodovia José Sarney não ...
Tragédia no Metrô: Lourivaldo Nepomuceno morre preso entre p...
Apostas sobre sucessão do papa Francisco movimentam milhões ...
STF marca início das oitivas em ação penal sobre tentativa d...
Conclave para eleger sucessor do Papa Francisco começa no Va...