Pular para o conteúdo

Conheça cursos voltados para quem gosta de cuidar de pessoas

Compartilhe

Empatia, altruísmo e vontade de cuidar são pré-requisitos para quem procura seguir carreira em uma destas profissões

Gostar de cuidar de pessoas é algo que muita gente carrega consigo desde a tenra infância. Saber ouvir, entender, alimentar e tratar das dores e feridas, sejam elas físicas ou emocionais, é para essas pessoas a razão pela qual elas enxergam sua função de vida neste mundo. Não raro, muitas delas conseguem colocar toda essa empatia em prática, na forma de uma profissão.

Essa vocação para o altruísmo encontra eco em muitas profissões, em diferentes áreas. Da saúde à educação, essas profissões perpassam principalmente as áreas de Humanidades e diversas áreas das ciências da saúde. Quem procura começar em uma delas deve conhecer a própria vocação e encontrar entre as inúmeras opções aquela que mais se encaixa no seu perfil.

A área da saúde domina entre aquelas que lidam com cuidados

A área da saúde é a que tem mais profissões para quem é afeito aos cuidados. Cursos de enfermagem, técnico de enfermagem, terapia ocupacional, medicina, psicologia e nutrição, por exemplo, estão entre as principais. A diferença consiste principalmente nos tipos de cuidados prestados, no tempo de curso e na forma de atuação.

Medicina por amor

A medicina é uma profissão de grande renome e admiração. Nela, o profissional se capacita em cura e prevenção de doenças, na execução de cirurgias, entre outras habilidades. O curso dura ao menos 6 anos, e pode chegar a até mesmo 11, se somadas especializações e internato. Logo, é um curso que demanda muito estudo e dedicação. Apesar de exaustivo, é ao mesmo tempo bem remunerado e gratificante. 

A enfermagem é um alicerce da medicina

Ainda na área da saúde, a enfermagem também é uma profissão inserida na rotina de hospitais e clínicas. Os enfermeiros são profissionais fundamentais para o bom funcionamento dos estabelecimentos de saúde. São capacitados para ministrar remédios, fazer curativos, prevenir contra infecções e administrar a saúde de pacientes. Com estágio obrigatório, se formar em enfermagem leva 5 anos.

Cuidando das feridas emocionais: a psicologia

Já o profissional de psicologia é o responsável por trabalhar com as dores mentais e emocionais das pessoas, principalmente nos dias atuais: a concorrência para o vestibular para psicologia na Universidade de São Paulo só está atrás de medicina, o vestibular mais concorrido do país. A busca, aliás, mais que dobrou em 10 anos. O curso, que mescla partes teóricas e práticas, dura 5 anos.

Ensinar é afeto

Embora possa não parecer muito claro à primeira vista, lecionar é um ato de amor. Os profissionais da educação carregam um grande carinho pelas pessoas, seja da idade que forem. A troca de experiências, vivências e afeto é uma constante para este profissional, fora toda a questão pedagógica em si.

Ser professor é algo amplo, pois as licenciaturas podem variar entre diversas matérias.

O pedagogo, profissional que leciona para as crianças, por sua vez também deve ter um domínio de muitos campos do conhecimento, além das diversas teorias do conhecimento. Os cursos de licenciatura e pedagogia variam entre 4 e 6 anos, e contam também com estágio obrigatório.

A assistência social é um serviço essencial para a sociedade

Já quem busca dar um auxilio maior para um coletivo de pessoas, principalmente àquelas vítimas de violência e injustiças, pode se servir muito bem com o trabalho de assistente social. O serviço social é um trabalho valoroso para a sociedade, pois ajuda pessoas em vulnerabilidade a conquistarem seus direitos. O curso dura em média 4 anos.

Créditos: FatCamera/iStock

Ultimas notícias

Homem de 47 anos é assassinado a tiros e golpes de arma bran...
Governo Lula fecha com déficit fiscal de R$ 43 bilhões 2024
INSS identifica beneficiários do BPC com renda acima do limi...
R$ 46 mil: Presidente, Deputados, Senadores e Ministros, ter...
Inscrições abertas para Concurso Público do Ibama com salári...
Cena pop eletrônica de SP perde DJ e produtora Boss in Drama...