Centro de Hemoterapia de Sergipe faz apelo à população para garantir atendimento a pacientes em estado crítico
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está mobilizando a população para reforçar os estoques dos tipos sanguíneos AB e B negativo, considerados raros. Embora os estoques dos demais grupos estejam dentro da normalidade, a necessidade de doações desses tipos sanguíneos é urgente.
“Estamos lançando um apelo especial para os doadores desses grupos raros, pois são essenciais para garantir o atendimento adequado a pacientes em estado crítico”, afirmou a superintendente do Hemose, Fernanda Kelly. Ela destacou a importância da solidariedade e incentivou a participação da população: “Se a pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos raros, sua generosidade pode ser fundamental para salvar vidas.”
A importância da doação
No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são O e A, que abrangem 87% da população. Já o grupo B representa apenas 10%, enquanto o AB corresponde a 3%. O sangue coletado pelo Hemose é utilizado para emergências médicas, cirurgias, pacientes com anemias hereditárias e tratamentos oncológicos, garantindo suporte a toda a rede estadual de saúde.
Quem pode doar?
Para ser um doador de sangue, é necessário:
✔️ Estar bem de saúde, sem sintomas gripais;
✔️ Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis);
✔️ Pesar acima de 50 kg;
✔️ Comparecer ao Hemose bem alimentado e portar um documento oficial com foto.
Mais informações e agendamentos podem ser obtidos pelos telefones: (79) 3225-8019 / (79) 3225-8039.
Ponto de coleta externa
Até o dia 25 de fevereiro, o Hemose disponibilizou um ponto de coleta externa no Shopping Jardins, localizado na portaria G, em frente ao Gbarbosa. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
LEIA TAMBÉM
Valmir de Francisquinho garante passagem a R$ 3 na Grande Aracaju e defende legado em Itabaiana
16 de setOfensiva Nacional: Operação contra esquema de agiotagem e extorsão cumpre mandados em Sergipe
16 de setOperação no Povoado Mussuca: Polícia Militar apreende cerca de 100 kg de maconha em Laranjeiras
16 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

