Estudantes estrangeiros de Medicina fazem estágio de observação em Sergipe

Compartilhe

Os alunos irão acompanhar aulas práticas e atendimentos médicos em laboratórios da Unit e em unidades de saúde de Aracaju, juntamente com alunos do internato em Medicina

Dois estudantes de Medicina que fazem o curso em universidades estrangeiras estão em Aracaju ao longo deste mês de julho, para fazer uma atividade de intercâmbio de curta duração na Universidade Tiradentes (Unit). Eles vão se dedicar a estágios de observação, participando de aulas teóricas e práticas nos campi da Unit, além de acompanhar atividades práticas realizadas tanto nos ambulatórios quanto em hospitais e unidades básicas de saúde de Aracaju. 

Entre os intercambistas, está a brasileira Júlia da Silva Lima, que cursa o quinto ano de Medicina na Universidade Médica Estatal de Kursk (KSMU), em Kursk (Rússia). Nascida em Uauá (interior da Bahia), ela decidiu ir para a Rússia após procurar instituições para estudar no exterior e ser aprovada em um processo seletivo da instituição, considerada uma das 10 melhores faculdades de Medicina do país e a principal entre as que atendem ao público estrangeiro. 

Júlia conta que procurou um estágio médico em Aracaju para atender a uma exigência da KSMU sobre a realização de cursos de verão complementares, além de ficar mais próxima da mãe, que mora na capital sergipana. “Geralmente, quando eu envio mensagem para outros lugares explicando onde eu faço e como é que eu faço, ninguém entende muito bem ou se prontifica para me entender ou acatar algum pedido meu. Aqui na Unit, a recepção foi muito boa, todo mundo foi muito legal e me atendeu muito bem. Espero ver como é o método de ensino, o método de aprendizado, como é o tratamento com o paciente e como é que o médico atua na área, se é muito diferente de como eu vejo”, diz a estudante baiana, que fará um estágio observacional em Urgência e Emergência, até o dia 9 de agosto. 

O outro intercambista é o peruano Albert Gabriel Turpo Peqqueña, que também faz Medicina na Universidade Católica de Santa María, em Arequipa (Peru), e veio fazer um estágio observacional em cirurgia cardiotorácica, até o dia 26 de julho. Ele conta que já morou com um irmão em Maringá (interior do Paraná), onde chegou a cursar Biomedicina antes de voltar para o Peru. “Quando ele vinha para as férias, ele sempre me contava coisas boas do Brasil. Pude observar que o sistema [de saúde] é muito amplo, faz muito bem para o povo e tem muito mais tecnologias, muito mais apoio nesta parte. Então eu queria ter essa experiência para fazer um estágio nessa parte”, lembra ele, que já se interessou muito pela cirurgia ainda nas aulas teóricas. 

A vinda dos dois estudantes intercambistas foi articulada através da Gerência de Relações Internacionais da Unit, que orienta e organiza a realização do intercâmbio entre os alunos e as instituições de ensino. Entre as que mantém parceria com a Unit na área médica, estão a própria UCSM e o Cambridge Health Alliance (CHA), de Boston (Estados Unidos), que enviou em março a residente Jaclyn Perreault para fazer um estágio de observação nas áreas de atenção primária à saúde e de cuidados com doenças crônicas e terminais.

“A vinda desses alunos mostra também a excelência da Unit no ensino. Nós não só somos mais uma instituição que apenas manda alunos para estagiar em outras grandes instituições parceiras. Nós passamos a dar nossa contrapartida, a recebermos os alunos de fora. Isso é o exemplo claro de que somos reconhecidos também como campo de prática para outros estudantes, inclusive do exterior”, diz o coordenador do curso de Medicina da Unit, professor Dalmo Correia. 

“A gente se sente muito privilegiado de receber o interesse desses alunos e a gente faz de tudo pra possibilitar que eles venham por entender que é um enriquecimento dos dois lados, tanto pra eles que vão aprender um método diferente, uma forma de atendimento diferente, quanto pra gente que também vai aprender uma forma diferente de fazer as coisas”, acrescenta a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert. 

Internato

Uma das primeiras atividades dos intercambistas em Aracaju foi a participação na aula inaugural do internato para os alunos da Turma XIX de Medicina, no Campus Farolândia, que aconteceu na última terça-feira, 9. Ela acolheu 76 estudantes do 9º período do curso, que começaram o internato médico, etapa obrigatória que vai até o 12º período do curso e concentra-se nas atividades práticas de estágio, acompanhamento e atendimento dos pacientes. 

Os alunos foram apresentados à coordenação e à equipe do programa de internato e aos os representantes cinco hospitais e instituições de saúde onde acontecerão as atividades: o Hospital Regional José Franco Sobrinho (Nossa Senhora do Socorro), o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e o Hospital e Maternidade Santa Isabel (todos em Aracaju). 

Segundo a coordenadora do internato de Medicina da Unit em Aracaju, professora Shirley Dósea dos Santos Naziazeno, todos os alunos são acolhidos por médicos destas unidades, que atuarão como preceptores de estágio e serão acompanhados pelos alunos nestes hospitais e maternidades, além dos ambulatórios mantidos pela Unit no Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia, no Hospital de Cirurgia e no Hospital Santa Isabel. “Esse é o momento de aperfeiçoamento profissional, onde realmente o aluno vai trazer todas as habilidades, conhecimentos, atitudes inerentes ao curso de Medicina. Essa será a prática propriamente dita para esses alunos”, destaca. 

Fonte: Asscom Unit

Ultimas notícias

Surto Viral na China preocupa Organização Mundial de Saúde
Governo e SSP inauguram nova sede do 8º BPM e entregam 34 mo...
Acidente com vítima fatal na Rota do Sertão
Prefeitura de Aracaju deve 63 milhões reais para Torre
Horóscopo do dia 05 de janeiro de 2025: Confira as previsões...
Receita Federal fiscalizará dados de cartões de crédito e Pi...