Pular para o conteúdo

Curso “Ética em Movimento para Agentes Multiplicadores” é realizado em Sergipe

Compartilhe

O evento, realizado na Câmara de Vereadores da Barra dos Coqueiros, chegou ao seu segundo módulo

O Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe (CRESS-SE), 18ª Região, segue promovendo o curso “Ética em Movimento para Agentes Multiplicadores”, voltado para assistentes sociais. O evento, realizado na Câmara de Vereadores da Barra dos Coqueiros, chegou ao seu segundo módulo, dando continuidade às reflexões sobre os valores e princípios éticos que norteiam a profissão.

Dividido em quatro módulos semanais, o curso tem como objetivo fomentar discussões sobre a ética no Serviço Social e incentivar a formação de agentes multiplicadores que possam disseminar esses conhecimentos no cotidiano profissional.

A presidenta do CRESS-SE, Dora Rosa Horlacher, explica que o CRESS Sergipe realiza a primeira edição do curso Ética em Movimento na atual gestão. “O objetivo é promover um processo de estudo e reflexão, o curso pretende possibilitar a compreensão da dimensão da ética no projeto ético político do Serviço Social. O curso reflete a preocupação do CRESS Sergipe na formação permanente da categoria”. Inclusive em breve o Conselho realizará a abertura de uma nova turma para o curso, a divulgação da data ocorrerá nos meios de divulgação da entidade.

A assistente social e facilitadora do primeiro e segundo módulos, Débora Rodrigues Santos, destacou a importância do debate, afirmando que a expectativa é que seja um momento de aprendizado e troca de experiências sobre um tema essencial para a categoria. “Que a ética esteja em movimento no exercício profissional das e dos assistentes sociais. Que tenhamos debates, reflexões e aprofundamentos sobre os valores que interferem em nossas escolhas e ações profissionais”, ressaltou.

No segundo módulo, intitulado “Ética e Trabalho Profissional”, as discussões tiveram como base o Código de Ética da(o) Assistente Social (Resolução CFESS 273/1993). Foram abordados os fundamentos da ética profissional, os sujeitos envolvidos e as escolhas alternativas de valor. Além disso, os participantes refletiram sobre a processualidade histórica da ética e a relação entre cotidiano, trabalho e ética profissional.

A assistente social e 2ª tesoureira do CRESS/SE, Ana Flávia Alves de Oliveira Almeida, reforçou a relevância do curso que é pensado para ser desenvolvido no regional pelo menos uma vez ao ano, “permitindo que os profissionais possam refletir sobre questões éticas trazidas pelo nosso projeto político e pelo nosso Código de Ética. A ideia é promover uma pausa nas atividades diárias para compartilhar estratégias e aprofundar as discussões sobre dilemas éticos da profissão”, destacou.

Para enriquecer a reflexão sobre a ética profissional, os participantes receberam livros sobre os temas abordados e foram indicados alguns filmes que dialogam com a temática, como ‘A Febre do Rato, Babel, O Banheiro do Papa, Tatuagem e Pequena Miss Sunshine’.

Próximos módulos

O curso “Ética em Movimento para Agentes Multiplicadores” segue com uma programação diversificada e conteúdos essenciais para o aprimoramento profissional.

Módulo 3 (04/04/2025): Ética e Direitos Humanos – Facilitadora: Liliana Aragão de Araújo.

Módulo 4 (11/04/2025): Ética e Instrumentos Processuais – Facilitadora: Ana Flávia Alves de Oliveira Almeida.

Texto e fotos: Ascom-CRESS/SE

Ultimas notícias

Cine Sertão na Arte invade Feira Nova com exibições imperdív...
Após solicitação de Maurício Maravilha, Emsurb faz limpeza d...
Glicia Kelline vai ministrar terceira edição da imersão ‘Com...
Sergipe se torna palco do surfe brasileiro com o Abaís Surf ...
Proprietários de veículos com placas finais 1 e 2 têm até 30...
Itabaiana – 350 anos. Tinda e os Pretos do Tabuleiro dos Cab...