A homenagem ressalta o papel de Ricardo na valorização da cultura local, especialmente por sua autoria do projeto de lei que instituiu o Dia da Literatura Aracajuana
O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, foi homenageado pela Academia Sergipana de Letras em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à literatura aracajuana e sergipana. A homenagem ressalta o papel de Ricardo na valorização da cultura local, especialmente por sua autoria do projeto de lei que instituiu o Dia da Literatura Aracajuana, celebrado em 7 de junho — data que homenageia o nascimento do poeta Tobias Barreto.
“Sou muito feliz em receber esse reconhecimento da Academia e me orgulho pelo projeto que é justo. Sinto‑me profundamente grato pela homenagem e, sobretudo, inspirado a continuar defendendo a cultura como caminho de transformação social. Que o dia 7 de junho nos lembre, todos os anos, de pegar um livro, mergulhar nas palavras e deixar que elas nos libertem. Afinal, quem lê, sonha; e quem sonha, realiza”, declarou Ricardo durante a solenidade.
Em seu discurso, o vice-prefeito destacou ainda o poder da literatura como ferramenta de libertação e construção de consciência: “A literatura não oferece apenas páginas; ela abre portas, escancara janelas e leva cada leitor a mundos onde a imaginação encontra propósito”.
A atuação de Ricardo Marques em prol da cultura vai além do campo legislativo. Enquanto vereador, ele destinou emendas impositivas para a realização de concertos musicais didáticos em escolas, teatros e igrejas, além de apoiar a publicação da revista cultural Pipiri, cuja edição mais recente foi lançada em dezembro de 2024.
A homenagem da Academia Sergipana de Letras reforça o compromisso do atual vice-prefeito com a valorização da cultura e da educação como instrumentos de transformação social e cidadania.
LEIA TAMBÉM
Apreensão de Peso: Denúncia leva Polícia Militar a localizar 133 kg de maconha escondidos na mata em Laranjeiras
17 de setBombeiros socorrem homem ferido após salto em cachoeira em Nossa Senhora das Dores
17 de setCarira ganha nova base do Batalhão de Caatinga para ampliar segurança no Agreste
17 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

