Graças ao Sistema Único de Saúde (SUS), os brasileiros têm acesso a uma ampla variedade de medicamentos gratuitos por meio do programa Farmácia Popular. Esta iniciativa do Governo Federal está disponível em estabelecimentos credenciados em todo o país. Em celebração aos 20 anos do programa, 10 novos medicamentos foram adicionados à lista de gratuidade, incluindo tratamentos para Parkinson, glaucoma, incontinência, diabetes associada a doenças cardiovasculares e dislipidemia. Além disso, absorventes higiênicos são distribuídos gratuitamente como parte do combate à desigualdade menstrual.
Benefícios do Programa Farmácia Popular
“Esses programas garantem a acessibilidade a medicamentos essenciais, especialmente para pessoas com condições crônicas e de baixa renda, melhorando a adesão ao tratamento. Isso resulta na prevenção de complicações graves, diminuição de internações hospitalares e redução de custos tanto para os indivíduos quanto para o sistema de saúde”, explica Dalton Giovani, farmacêutico e professor do curso de Farmácia da Estácio. Entre os medicamentos disponíveis gratuitamente estão:
- Asma: Brometo de Ipratrópio 0,02mg e 0,25mg, Dipropionato de Beclometasona 200mcg, 250mcg e 50mcg, Sulfato de Salbutamol 5mcg.
- Diabetes: Cloridrato de Metformina 500mg e 850mg, Glibenclamida 5mg, Insulina Humana Regular 100ui/ml e Insulina Humana 100ui/ml.
- Hipertensão: Atenolol 25mg, Besilato de Anlodipino 5mg, Captopril 25mg, Propranolol 40mg, Hidroclorotiazida 25mg, Losartana Potássica 50mg, Maleato de Enalapril 10mg, Espironolactona 25mg, Furosemida 40mg, Succinato de Metoprolol 25mg.
- Osteoporose: Alendronato de Sódio 70mg.
- Anticoncepcional: Acetato de Medroxiprogesterona 150mg, Etinilestradiol 0,03mg + Levonorgestrel 0,15mg, Noretisterona 0,35mg, Valerato de Estradiol 5mg + Enantato de Noretisterona 50mg.
- Dislipidemia: Maleato de Timolol 2,5mg e 5mg.
- Rinite: Budesonida 32mcg e 50mcg, Dipropionato de Beclometasona 50mcg/dose.
Como Acessar os Medicamentos Gratuitos
Para obter os medicamentos oferecidos pelo programa, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado no Farmácia Popular, identificado com a logomarca do programa, e apresentar uma receita médica (particular ou do SUS) e um documento de identidade com foto que contenha o número do CPF. O SUS, um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, garante acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil. Com sua criação, o SUS assegurou o direito de todos os cidadãos a um sistema de saúde acessível e de qualidade, desde a atenção primária até procedimentos complexos, como transplantes de órgãos.