Alerta da Secretaria de Saúde orienta profissionais a ficarem atentos a casos suspeitos de intoxicação por metanol após surto em São Paulo.
A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), emitiu um alerta epidemiológico para todos os municípios, orientando os profissionais de saúde sobre a correta identificação de casos de intoxicação exógena por metanol. A medida, divulgada na última quarta-feira (1º), segue uma recomendação do Ministério da Saúde.
O alerta foi motivado por um surto no estado de São Paulo, que já registrou seis casos confirmados – e três óbitos – de intoxicação por metanol presente em bebidas adulteradas, além de dez ocorrências ainda sob investigação. A situação foi classificada como um Evento de Saúde Pública (ESP), exigindo a ampliação da vigilância em todo o país.
O diretor da DVS, Marco Aurélio, garantiu que Sergipe não apresentou, até o momento, casos suspeitos. No entanto, ele reforçou a necessidade de atenção máxima aos sintomas que surgem cerca de 12 horas após a ingestão de bebida alcoólica, como:
- Dor abdominal
- Visão adulterada
- Confusão mental
- Convulsões
- Náusea e quadro de gastrite
- Embriaguez
“Estamos lançando um alerta para que os serviços de saúde estejam atentos a isso e, se houver algum caso suspeito, seja notificado imediatamente para fazermos uma investigação”, destacou Marco Aurélio.
Como Notificar e Buscar Ajuda
Em caso de paciente com sintomas de intoxicação por metanol, os profissionais de saúde devem:
- Notificar em até 24 horas o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Sergipe (Cievs/SE) por meio do e-Notifica Cievs (notifica@saude.se.gov.br) ou pelo Disque Notifica (79-99191-5838).
- Registrar a ocorrência no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), sob o agravo Intoxicação Exógena, e enviar à Vigilância Epidemiológica municipal.
A orientação para a população é que, ao apresentar qualquer um dos sintomas após o consumo de álcool, procure imediatamente o serviço de emergência mais próximo para diagnóstico e tratamento adequado.
LEIA TAMBÉM
Incêndio atinge área de vegetação nos fundos do Hospital Amparo de Maria em Estância
17 de setHomem mata companheira a facadas em Alagoas e é preso durante fuga na BR-101 em Sergipe
17 de setPF investiga “fábrica” de documentos falsos usados para fraudes bancárias em Sergipe
17 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

