O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor-SE) e o Sindicato dos Radialistas de Sergipe (Sterts) emitiram, em 7 de outubro de 2025, um alerta aos responsáveis por eventos públicos e privados para que realizem o credenciamento adequado dos profissionais de comunicação.
As entidades orientam que, durante o registro, seja feita a distinção entre jornalistas e radialistas, classificados como Imprensa, e criadores de conteúdo, influenciadores digitais e youtubers, enquadrados como Mídia Social.
De acordo com os sindicatos, o formulário de credenciamento deve incluir nome, sobrenome e o número de registro profissional (DRT) de cada jornalista ou radialista. O objetivo é garantir organização, segurança e reconhecimento legal a esses profissionais, cuja atividade é regulamentada por lei federal.
Sindijor-SE e Sterts destacam que jornalistas e radialistas exercem papel essencial na cobertura imparcial e informativa dos eventos, enquanto os profissionais de mídia social atuam com dinâmica e finalidades diferentes, merecendo espaço específico sem interferir no trabalho da imprensa.
As entidades solicitam a colaboração de todos os organizadores para que as recomendações sejam observadas nos próximos eventos, assegurando credenciamento mais profissional e estruturado.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

