De 3 a 6 de novembro, o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) conduziu o projeto Trilhando o Legado Afro-Sergipano, iniciativa que reuniu dezenas de estudantes em uma imersão pela contribuição africana e afro-brasileira na formação cultural, social e arquitetônica de Sergipe.
A atividade, resultado da união dos antigos programas Sergipanidade e Consciência Negra, foi pensada para aproximar os jovens da história local e fortalecer o sentimento de pertencimento à identidade sergipana.
Programação
Nos dias 3 e 4 de novembro, o grupo participou de palestra ministrada pelo professor Edilberto Sousa Rodrigues Filho — diretor de Direitos Humanos, coordenador de Promoção da Igualdade Racial e presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Cristóvão. Durante o encontro, foram abordados temas como resistência, identidade e políticas públicas de valorização da cultura afro-brasileira.
A partir da palestra, os participantes seguiram em visitas guiadas por educadores do ILBJ a pontos históricos de Aracaju, onde conheceram o simbolismo de monumentos ligados à presença negra no estado.
Já em 5 e 6 de novembro, o grupo esteve em Laranjeiras, cidade reconhecida como berço da cultura afro-sergipana. Lá, os estudantes vivenciaram manifestações religiosas, expressões artísticas e tradições populares que reforçam a resistência e a força da cultura negra local.
Compromisso com a identidade
Para a gerente e coordenadora pedagógica do ILBJ, Valéria Freire, a atividade vai além de um passeio educativo. “Queremos que cada jovem reconheça que a história de Sergipe é também a história da resistência e da força do povo negro”, afirmou.
Fundado pelo empresário Luciano Barreto e por Maria Celi, o Instituto Luciano Barreto Júnior atua na formação de jovens para o mercado de trabalho e na conexão com a realidade social e cultural sergipana. Com o Trilhando o Legado Afro-Sergipano, a entidade reforça seu papel de agente transformador por meio da educação e da cultura.
LEIA TAMBÉM
Lucas Passos estreia em grande estilo no CTN, em São Paulo, e divide palco com Nadson O Ferinha
14 de setCine Walmir Almeida suspende atividades por tempo indeterminado e aguarda posicionamento da Secult Aracaju
08 de setSou Manaus 2026 movimenta Centro Histórico e destaca 3 mil artistas
06 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

