A oposição sergipana incorporou recentemente Podemos e Republicanos ao seu arco de alianças, passando a controlar quatro partidos de olho nas eleições de 2026. O movimento oferece mais tempo de televisão e acesso a fundo partidário, mas ainda não resolve a falta de capilaridade eleitoral nem a definição de uma liderança única dentro do bloco.
Avanço discreto, coesão incerta
Articulações silenciosas viabilizaram a entrada das duas siglas, considerada estratégica para enfrentar o governador Fábio Mitidieri (PSD). Apesar do ganho formal, segmentos oposicionistas divergem sobre quem comandará a montagem da chapa majoritária, ampliando o risco de candidaturas múltiplas e consequente fragmentação.
Reação do governo
Em entrevista ao jornalista Focca, na segunda-feira (29), Mitidieri minimizou a movimentação adversária, lembrando o elevado número de partidos no país. O governador afirmou que ninguém foi “forçado” a deixar sua base e disse preferir observar quem permanece ao seu lado.
Republicanos na rota das negociações
O ex-deputado federal Heleno Silva aguarda posicionamento do diretório nacional do Republicanos sobre a permanência ou não da sigla no bloco governista. Convidado por Mitidieri a se filiar ao PSD, Heleno reiterou apoio ao governador até que o partido defina oficialmente seu rumo.
O ex-prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, confirmou que a primeira opção do grupo liderado por Valmir de Francisquinho é entregar o comando estadual do Republicanos à prefeita de Aracaju, Emília Corrêa. Caso a proposta seja recusada, outras alternativas serão analisadas.
Já o deputado Gustinho Ribeiro informou ter recebido aval da executiva nacional para permanecer no Republicanos, mas avaliará qual legenda oferece melhor estrutura para seu agrupamento.
Fora do país, o deputado federal Rodrigo Valadares disse aguardar contato direto de Emília Corrêa antes de discutir eventual saída do PL.
O delegado André David, também filiado ao Republicanos, relatou estar satisfeito com seu desempenho em pesquisas, mas considera “muito difícil” disputar o Governo do Estado. Ele afirmou não ver a sigla sob comando de Valmir.
Movimentação na base aliada
O ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT) comemorou os resultados obtidos em levantamentos para o Senado e acredita que a formação da chapa governista ficará para 2025.
Mitidieri parabenizou o governador de Alagoas, Paulo Dantas, por assumir a presidência do Consórcio Nordeste, e reforçou a necessidade de consolidar alianças regionais.
Outros destaques políticos
A deputada Linda Brasil (PSOL) repudiou declaração considerada homofóbica do técnico de futebol Abel Braga e cobrou responsabilização.
O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), afirmou que pretende disputar vaga na Câmara Federal, embora também apareça em sondagens para o Governo. Ele segue alinhado ao grupo de Valmir, Edvan Amorim e Emília Corrêa.
Fora da política
A Receita Federal alertou para um novo golpe que utiliza nomes e CPFs reais em sites falsos semelhantes ao Gov.br para aplicar cobranças indevidas.
O deputado estadual Luciano Pimentel recupera-se de cirurgia em São Paulo e deve permanecer 30 dias afastado da Assembleia Legislativa.
A Justiça determinou que Candisse Carvalho retire das redes sociais vídeos com acusações contra a prefeita Emília Corrêa; a influenciadora afirma não ter sido notificada.
No Senado, Laércio Oliveira (PP) celebrou a aprovação de projeto que permite a servidores de estatais privatizadas migrarem para outras empresas públicas.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

