Cerca de 600 famílias em situação de vulnerabilidade social de Santa Rosa de Lima, no leste de Sergipe, começarão a receber, ao longo de dez meses, 28,2 toneladas de alimentos produzidos por 22 famílias do Perímetro Irrigado Poção da Ribeira, em Itabaiana.
A iniciativa integra a modalidade compra com doação simultânea do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desde novembro, quatro perímetros irrigados — Lagarto, Canindé de São Francisco, Malhador e Itabaiana — participam do programa por meio de cinco associações.
Assistência técnica e logística
A produção é acompanhada pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). A empresa pública garante irrigação diária, orientação técnica e suporte administrativo para que os agricultores atendam à demanda do PAA.
De acordo com o gerente do perímetro Ribeira, Augusto César Rocha, a Coderse providencia cadastramento das associações no Sistema de Cadastro Nacional (Sican) e auxilia na organização de atas, CNPJ e planejamento de lavouras. “A Coderse é essencial”, afirmou.
Produtores veem benefício econômico
A agricultora Joelma Silva Santos, que cultiva coentro, alface, cebolinha e rúcula, considera o PAA um complemento à renda diante dos baixos preços de mercado. “Uma entrega dessa vale a pena”, disse.
Com 30 anos de experiência na produção de hortaliças, Carlos da Silva Santos destaca que o programa garante preço fixo. “Pagando com o precinho bom, compensa entregar”, observou, ressaltando o alcance social das doações.
Variedade de alimentos e abrangência
A cesta destinada às famílias inclui itens como alface, abóbora, acerola, batata-doce, cebolinha, goiaba, macaxeira, melancia, pimentão e tomate, formulados para suprir necessidades nutricionais diárias.
No total, as cinco associações envolvidas começarão a entregar mais de 230 toneladas de alimentos até agosto, beneficiando cerca de 3.100 famílias em Lagarto, Canindé de São Francisco, Santa Rosa de Lima, Divina Pastora e General Maynard. Ao todo, 127 famílias produtoras receberão R$ 1.269.979,00 pelos produtos fornecidos durante o período.
Impacto em Santa Rosa de Lima
Moradora do município, Roberta dos Santos avalia que as doações aliviam o orçamento doméstico e incentivam refeições saudáveis. Para o secretário adjunto de Assistência Social e do Trabalho, José Everton Almeida, os alimentos reforçam ações como o Banco de Alimentos, Criança Feliz e programas voltados a idosos.
Durante uma das primeiras entregas, o diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral, destacou que a irrigação estatal aproxima produção e consumo. “Facilitar o acesso da população a esses alimentos agrega valor ao nosso trabalho e beneficia produtor e população carente”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Esclarecimento oficial: Prefeitura de Itabaiana detalha uso de veículo da saúde em viagens para tratamento fora do estado
03 de setAndré Moura prestigia Romaria de Santa Dulce dos Pobres em Itabaiana
02 de agoEmpresário Augusto Ramalho visita a Itabaiana FM e destaca trajetória da Água Mineral Monte Claro
29 de julReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

