A Secretaria de Saúde de Ubá (MG) confirmou, nesta quarta-feira (11), a primeira morte por leptospirose registrada no município após as chuvas e enchentes que atingiram a região no fim de fevereiro. A vítima é uma mulher de idade estimada entre 30 e 35 anos.
Segundo a secretaria, foram notificados 41 casos suspeitos da doença em Ubá, todos em investigação epidemiológica. As amostras coletadas dos pacientes foram encaminhadas para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para confirmação laboratorial.
Em publicações nas redes sociais, a Secretaria de Saúde ressaltou que a leptospirose pode ser transmitida pelo contato com água ou lama contaminada pela urina de ratos, situação que costuma ocorrer após enchentes. Entre os sinais e sintomas citados estão febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo — especialmente nas panturrilhas — além de náuseas e vômitos.
A recomendação às pessoas que apresentarem esses sintomas é procurar uma unidade de saúde. A nota da secretaria orienta que, em caso de agravamento do quadro, o atendimento hospitalar deve ser buscado de imediato. As equipes de saúde do município continuam a monitorar a situação e intensificam as ações de prevenção e controle para reduzir riscos à população.
Chuvas em Minas Gerais
As fortes precipitações que atingiram a Zona da Mata Mineira no final de fevereiro provocaram deslizamentos, desabamentos e transbordamentos de rios, resultando em 72 mortes. Desse total, 65 óbitos foram registrados em Juiz de Fora e sete em Ubá. Além das vítimas, milhares de moradores ficaram desalojados ou desabrigados em decorrência dos fenômenos climáticos.

As autoridades municipais e estaduais seguem atuando nas operações de resposta e nas medidas de prevenção à saúde pública nas áreas afetadas.
LEIA TAMBÉM
Reconhecimento Histórico: Hospital de Cirurgia homenageia Márcia Guimarães por liderança na reconstrução da instituição centenária
16 de setPesquisa aponta queda na prevalência de HPV entre jovens após vacinação
15 de set“A qualidade será pioneira no Brasil”, garante diretor sobre o novo Hospital do Câncer de Sergipe
15 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

