A pressão baixa e seus efeitos: entenda os sintomas e as causas

Hipotensão arterial pode causar tontura, desmaios e outros sintomas perigosos

A hipotensão arterial, ou pressão baixa, é considerada quando a pressão arterial está abaixo de 90/60 mmHg. Quando a pressão está baixa, o fluxo de sangue pode reduzir, causando diversos sintomas. Existem muitas causas para a hipotensão, incluindo problemas cardíacos como arritmias e infarto, que comprometem o bombeamento adequado do sangue. Além disso, sangramentos importantes, especialmente após cirurgias ou traumas, podem levar à queda da pressão. Outros fatores incluem desidratação, uso de certos medicamentos, reações alérgicas e infecções graves.

A diabetes, hipotireoidismo, gestação e calor excessivo também podem ser responsáveis pela pressão baixa. Situações cotidianas, como os dias quentes, podem causar queda de pressão devido à dilatação dos vasos sanguíneos, que reduz a pressão. Normalmente, a pessoa com pressão baixa apresenta sintomas como tontura, escurecimento da visão, fraqueza, sensação de desmaio, sudorese, náuseas e vômito.

Se você enfrentar uma queda brusca de pressão sem outros sintomas graves, deite-se e, se possível, eleve as pernas. Ingerir líquidos em pequenos goles pode ajudar a estabilizar a pressão. No entanto, se os sintomas persistirem por mais de 15 minutos, procure atendimento médico. É um mito que colocar sal debaixo da língua ajuda em crises de pressão baixa; o sal demoraria muito tempo para surtir efeito. Se a queda de pressão vier acompanhada de sintomas como dor no peito ou falta de ar, busque o pronto-socorro imediatamente.

Acompanhe também o 93 Notícias nos seguintes canais: WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, X Antigo, Twitter e YouTube.