Pular para o conteúdo

Alzheimer: especialista fala sobre a importância do diagnóstico precoce

Compartilhe

Dentro do Fevereiro Roxo, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve várias ações de conscientização sobre o Alzheimer, um transtorno neurodegenerativo que afeta a memória e compromete progressivamente as atividades da vida diária.
 
Apesar de ser uma doença sem cura, é possível ter qualidade de vida quando o tratamento é iniciado logo no primeiro estágio. “Existe uma série de outras doenças, também crônicas e degenerativas, como diabetes, e a gente consegue manter o paciente com convívio social e com um impacto menor também para a família. Se os déficits de memória estão sendo frequentes, se os lapsos comportamentais estão chegando, é importante procurar logo um profissional, porque a gente tem mais facilidade para colocar um freio em uma doença que estiver no começo”, explicou o neurologista Marcos Aurélio Alves, do Cemar.
 
Uma das razões para esse atraso no diagnóstico, de acordo com o neurologista, é pela confusão dos sintomas. “A gente enfrenta um retardo muito grande no diagnóstico porque as pessoas nos procuram com a doença em fase moderadamente avançada ou avançada, porque confundem os sintomas de esquecimento com o envelhecimento”, citou.
 
Ministério da Saúde divulgou que até 2050, a projeção é que 5,6 milhões de pessoas sejam diagnosticadas no país. O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo  que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária. A melhor forma de prevenção é manter a mente ativa, e há exercícios bem divertidos para isso como ler, fazer exercícios matemáticos, jogos inteligentes, além de manter uma alimentação saudável e, claro, atividades em grupo.

Tratamento

 
De acordo com o neurologista, atualmente existem quatro medicamentos para o controle do Alzheimer, todos eles ofertados pelo Sistema Único de Saúde. “O SUS disponibiliza tratamento gratuito. Então, não é falta de tratamento, é falta de buscar o diagnóstico precoce. Por isso é importante alertar a população sobre essa busca pelos profissionais de saúde nos primeiros sinais”, alertou.

Ultimas notícias

Catia Fonseca deixa a Band após sete anos no comando do "Mel...
Colisão frontal entre carro e caminhão deixa dois mortos em ...
Copa do Brasil Feminina de Vôlei Sentado acontece em Niterói...
Saúde de Aracaju alerta sobre os riscos dos cigarros eletrôn...
Prefeita Emília Corrêa entrega 244 unidades habitacionais do...
Febraban: 82% das transações bancárias no país são feitas di...