A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta sexta-feira (6), um alerta de farmacovigilância sobre o uso de medicamentos e suplementos alimentares que contenham cúrcuma (açafrão), apontando para risco de inflamação e lesões hepáticas em casos raros.
Segundo a Anvisa, investigações realizadas no exterior registraram episódios incomuns porém graves de hepatite e compromissos do fígado relacionados ao consumo de produtos em cápsulas ou extratos concentrados de cúrcuma. A agência ressaltou que o problema ocorre, sobretudo, em formulações e tecnologias que aumentam significativamente a absorção da curcumina, princípio ativo da planta, levando a níveis no organismo muito superiores aos obtidos pela alimentação corrente.
Agências reguladoras de países como Itália, Austrália, Canadá e França já emitiram alertas após notificações de toxicidade hepática associadas ao uso desses suplementos. Na França, a Autoridade Nacional de Segurança Sanitária da Alimentação, do Meio Ambiente e do Trabalho registrou dezenas de relatos de efeitos adversos ligados a produtos à base de cúrcuma ou curcumina, inclusive casos de hepatite.
Orientações e sinais de alerta
A Anvisa informou que o alerta traz recomendações dirigidas a profissionais de saúde, fabricantes e consumidores. O pó de cúrcuma utilizado na culinária não está incluído no aviso, pois não há evidências de risco quando a especiaria é consumida como alimento ou aditivo.
Entre os sinais que podem indicar a necessidade de avaliação médica após o uso de medicamentos ou suplementos com cúrcuma, a agência listou:
– pele ou olhos amarelados (icterícia);
– urina muito escura;
– cansaço excessivo sem causa aparente;
– náuseas e dor na região abdominal.
Nesses casos, a recomendação é interromper o uso imediatamente e procurar atendimento de saúde. A Anvisa também orienta que suspeitas de eventos adversos relacionados a medicamentos sejam registradas no sistema VigiMed e, para suplementos, no e-Notivisa.
Medidas regulatórias
Como providência preventiva, a Anvisa determinou a inclusão de avisos de segurança nas bulas dos medicamentos Motore e Cumiah, que contêm cúrcuma. Para os suplementos, a agência informou que fará uma reavaliação do uso da substância e passará a exigir advertências obrigatórias sobre potenciais efeitos adversos nas embalagens dos produtos.
A Anvisa segue monitorando notificações e orientando profissionais e consumidores sobre os riscos identificados.
Com informações de Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

