Medida preventiva atinge mais de 374 mil garrafas de 500 ml distribuídas em quatro estados após identificação da bactéria Pseudomonas aeruginosa em fábrica de Goiás.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira, 3 de junho, o recolhimento voluntário de um lote específico de 500 ml da Água Mineral Crystal. A medida preventiva foi adotada após análises laboratoriais identificarem problemas de contaminação microbiológica no produto.
A contaminação foi descoberta pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), que detectou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em amostras coletadas na unidade fabril localizada no município de Luziânia, em Goiás. Após a realização de um teste de contraprova que confirmou o resultado positivo, a vigilância sanitária local determinou a interdição imediata da fábrica e reportou o caso oficialmente à Anvisa.
Lote afetado e abrangência da distribuição
O recolhimento do produto é restrito e direcionado e, segundo as autoridades, não impacta os demais produtos da marca comercializados no país. Os consumidores devem ficar atentos às seguintes especificações técnicas gravadas nas embalagens:
- Lote afetado: LZ1 VAL200127 3 P 200126;
- Data de fabricação: 20 de janeiro de 2026;
- Data de validade: 20 de janeiro de 2027;
- Volume da embalagem: Garrafas plásticas de 500 ml.
Ao todo, o recolhimento emergencial abrange um volume total de 374,4 mil garrafas. O lote contaminado acabou sendo distribuído para pontos de venda espalhados pelo Distrito Federal, Goiás, Tocantins e São Paulo.
A bactéria Pseudomonas aeruginosa é um patógeno oportunista que pode desencadear infecções diversas em seres humanos, especialmente em indivíduos que apresentem o sistema imunológico comprometido ou debilitado. Orienta-se que os cidadãos que possuam unidades do lote citado suspendam o consumo imediatamente e entrem em contato com o serviço de atendimento ao cliente do fabricante para procedimentos de troca ou reembolso.
LEIA TAMBÉM
Susto no Campo: Operador fica ferido após colheitadeira capotar três vezes em Cedro de São João
16 de setSemana do Cliente: veja direitos de quem recebe energia elétrica
16 de setQueima irregular de lixo provoca incêndio em área de vegetação no Marcos Freire II, em Socorro
16 de setReceba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

