Pular para o conteúdo principal
Aracaju, Terça-feira, 23 de junho de 2026
Pular para o conteúdo

BYD nega pedido de isenção tarifária; Anfavea avalia resposta

Veículos

BYD nega pedido de isenção tarifária; Anfavea avalia resposta

BYD declara que não pediu prorrogação de benefícios de importação, enquanto Anfavea ameaça ação judicial.

22/06/2026 · 00h00 · Atualizado às 06h07
BYD nega pedido de isenção tarifária; Anfavea avalia resposta

Publicidade

A montadora chinesa BYD desmentiu ter solicitado prorrogação de benefícios de importação sem tarifas. A polêmica acende o debate sobre competitividade no setor automotivo brasileiro.

Publicidade

Publicidade

Às vésperas de uma reunião do Gecex – Comitê-Executivo de Gestão, que faz parte da Câmara de Comércio Exterior (Camex), a empresa BYD se manifestou afirmando que não solicitou a extensão dos benefícios que permitem a importação de veículos sem tarifas. A discussão sobre os incentivos tem gerado polêmica no setor automotivo e pode impactar a competitividade das montadoras no Brasil.

A Anfavea, entidade que representa os fabricantes de veículos, expressou preocupação com a possibilidade de uma prorrogação desses benefícios. Em resposta à declaração da BYD, a Anfavea anunciou que está considerando a possibilidade de recorrer à Justiça caso a extensão dos incentivos seja aprovada. A entidade argumenta que a medida prejudicaria as montadoras nacionais, que já enfrentam desafios significativos em um mercado em constante transformação.

Você pode se interessarConteúdo patrocinado · MGID

A reunião do Gecex está programada para discutir a situação atual dos incentivos fiscais, que têm sido uma ferramenta importante para estimular a indústria automotiva no Brasil. Os benefícios de importação sem tarifas foram criados em um momento de crise no setor e visam atrair investimentos e facilitar a entrada de novos modelos no mercado.

Os debates em torno dos incentivos e da competição entre montadoras nacionais e importadas refletem um cenário de incertezas econômicas e desafios regulatórios. A posição da Anfavea de entrar na Justiça, caso necessário, indica um clima de tensão entre as empresas que operam no Brasil e pode trazer desdobramentos significativos para a indústria automotiva nos próximos meses.

“Estamos atentos a qualquer decisão que possa impactar a competitividade das montadoras brasileiras”, disse um representante da Anfavea.

Publicidade

Enquanto isso, a BYD continua sua estratégia de expansão no Brasil, apostando em modelos elétricos e tecnologias sustentáveis. A empresa, que já se destacou no mercado, busca fortalecer sua presença em um setor que cada vez mais exige inovação e adaptação às novas demandas dos consumidores.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Recomendado para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
Mais conteúdos para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Sugeridas pra vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
2 min de leitura

Publicidade

A montadora chinesa BYD desmentiu ter solicitado prorrogação de benefícios de importação sem tarifas. A polêmica acende o debate sobre competitividade no setor automotivo brasileiro.

Às vésperas de uma reunião do Gecex – Comitê-Executivo de Gestão, que faz parte da Câmara de Comércio Exterior (Camex), a empresa BYD se manifestou afirmando que não solicitou a extensão dos benefícios que permitem a importação de veículos sem tarifas. A discussão sobre os incentivos tem gerado polêmica no setor automotivo e pode impactar a competitividade das montadoras no Brasil.

A Anfavea, entidade que representa os fabricantes de veículos, expressou preocupação com a possibilidade de uma prorrogação desses benefícios. Em resposta à declaração da BYD, a Anfavea anunciou que está considerando a possibilidade de recorrer à Justiça caso a extensão dos incentivos seja aprovada. A entidade argumenta que a medida prejudicaria as montadoras nacionais, que já enfrentam desafios significativos em um mercado em constante transformação.

A reunião do Gecex está programada para discutir a situação atual dos incentivos fiscais, que têm sido uma ferramenta importante para estimular a indústria automotiva no Brasil. Os benefícios de importação sem tarifas foram criados em um momento de crise no setor e visam atrair investimentos e facilitar a entrada de novos modelos no mercado.

Os debates em torno dos incentivos e da competição entre montadoras nacionais e importadas refletem um cenário de incertezas econômicas e desafios regulatórios. A posição da Anfavea de entrar na Justiça, caso necessário, indica um clima de tensão entre as empresas que operam no Brasil e pode trazer desdobramentos significativos para a indústria automotiva nos próximos meses.

“Estamos atentos a qualquer decisão que possa impactar a competitividade das montadoras brasileiras”, disse um representante da Anfavea.

Enquanto isso, a BYD continua sua estratégia de expansão no Brasil, apostando em modelos elétricos e tecnologias sustentáveis. A empresa, que já se destacou no mercado, busca fortalecer sua presença em um setor que cada vez mais exige inovação e adaptação às novas demandas dos consumidores.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe

Entrar no canal →

Publicidade

EM ALTA AGORA