Pular para o conteúdo principal
Aracaju, Segunda-feira, 22 de junho de 2026
Pular para o conteúdo

Colombiano eleito promete unidade e nega retaliações após 2º turno

Brasil

Colombiano eleito promete unidade e nega retaliações após 2º turno

Abelardo de la Espriella promete governar para todos os colombianos após vitória preliminar.

21/06/2026 · 00h00 · Atualizado às 04h46
Colombiano eleito promete unidade e nega retaliações após 2º turno

Publicidade

De la Espriella venceu o segundo turno na Colômbia e discursou em Barranquilla pregando reconciliação. 'A campanha acabou', disse o líder de direita ao derrotar Iván Cepeda.

Publicidade

Publicidade

O candidato Abelardo de la Espriella, que venceu a contagem preliminar do segundo turno na Colômbia, afirmou que governará para todos os colombianos, inclusive aqueles que não votaram nele. O discurso foi proferido em um evento em Barranquilla, onde seus apoiadores aguardavam a contagem final que proclamará o vencedor.

“Não haverá vencedores nem perdedores. Não haverá retaliação, nem perseguição”, disse De la Espriella. “A campanha eleitoral acabou, os slogans, as divisões, os confrontos políticos acabaram”, afirmou.

Você pode se interessarConteúdo patrocinado · MGID

O líder da direita, que obteve vitória sobre Iván Cepeda por uma diferença de quase um ponto percentual na contagem preliminar do Cartório Eleitoral, jurou defender a Constituição “com extrema coerência”. Ele enfatizou: “Serei o presidente de todos os colombianos”.

Com 99,93% das urnas apuradas, De la Espriella tinha 49,65% dos votos, enquanto Iván Cepeda, candidato governista, conquistou 48,70%. A diferença entre os dois era de menos de 250 mil votos. Apesar da vitória preliminar, é necessário aguardar a contagem final, que é supervisionada por tabeliães e juízes, conforme exigido pela lei colombiana.

De la Espriella já havia conseguido a maioria dos votos no primeiro turno, e pesquisas de opinião indicavam que ele também deve vencer o novo pleito. O candidato recebeu apoio de outros integrantes da direita latino-americana, como Javier Milei, da Argentina, e José Kast, do Chile. Além disso, ele conquistou o apoio do ex-presidente Donald Trump, dos Estados Unidos.

Publicidade

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Recomendado para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
Mais conteúdos para vocêConteúdo patrocinado · MGID
Sugeridas pra vocêConteúdo patrocinado · MGID
Publicidade
2 min de leitura

Publicidade

De la Espriella venceu o segundo turno na Colômbia e discursou em Barranquilla pregando reconciliação. 'A campanha acabou', disse o líder de direita ao derrotar Iván Cepeda.

O candidato Abelardo de la Espriella, que venceu a contagem preliminar do segundo turno na Colômbia, afirmou que governará para todos os colombianos, inclusive aqueles que não votaram nele. O discurso foi proferido em um evento em Barranquilla, onde seus apoiadores aguardavam a contagem final que proclamará o vencedor.

“Não haverá vencedores nem perdedores. Não haverá retaliação, nem perseguição”, disse De la Espriella. “A campanha eleitoral acabou, os slogans, as divisões, os confrontos políticos acabaram”, afirmou.

O líder da direita, que obteve vitória sobre Iván Cepeda por uma diferença de quase um ponto percentual na contagem preliminar do Cartório Eleitoral, jurou defender a Constituição “com extrema coerência”. Ele enfatizou: “Serei o presidente de todos os colombianos”.

Com 99,93% das urnas apuradas, De la Espriella tinha 49,65% dos votos, enquanto Iván Cepeda, candidato governista, conquistou 48,70%. A diferença entre os dois era de menos de 250 mil votos. Apesar da vitória preliminar, é necessário aguardar a contagem final, que é supervisionada por tabeliães e juízes, conforme exigido pela lei colombiana.

De la Espriella já havia conseguido a maioria dos votos no primeiro turno, e pesquisas de opinião indicavam que ele também deve vencer o novo pleito. O candidato recebeu apoio de outros integrantes da direita latino-americana, como Javier Milei, da Argentina, e José Kast, do Chile. Além disso, ele conquistou o apoio do ex-presidente Donald Trump, dos Estados Unidos.

Gostou? Compartilhe com quem precisa saber:

Receba as notícias no seu WhatsApp

Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe

Entrar no canal →

Publicidade

EM ALTA AGORA