Acordo garantiu primeiros ressarcimentos a aposentados e pensionistas que contestaram cobranças sem autorização
A partir desta quinta-feira (24), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber o ressarcimento dos descontos ilegais feitos por entidades associativas nos seus benefícios principais, conforme acordo firmado com o governo federal. Os depositos serão realizados na mesma conta em que recebem o benefício, de forma escalonada, seguindo a ordem de adesão – quem aderiu primeiro, será o primeiro a receber.
Quem pode receber
Estão habilitados a receber o reembolso aqueles que contestaram descontos não autorizados e aderiram ao acordo até segunda-feira (21). A adesão ainda está aberta até 14 de novembro. Segundo o INSS, aproximadamente 600 mil beneficiários já aderiram agora em julho, e há mais de 1,4 milhão aptos para aderir e receber.
Como será o pagamento
- Parcelamento único, com correção pelo IPCA;
- Depósito direto na conta de pagamento do benefício;
- Ordem baseada na data de adesão.
Comunicação e suporte
Para reforçar, bancos informam quem ainda não aderiu que há “pendência” para receber o ressarcimento. O presidente do INSS, Gilberto Waller, ressalta que a comunicação é feita por canais oficiais — aplicativo Meu INSS, agências bancárias e Correios — e sem intermediários. “Protege quem mais precisa”, afirmou ele.
Vantagens de aderir
Segundo o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, quem aderir evita custos com advogado e ainda manterá o direito de acionar exclusivamente as associações por danos morais ou outras cobranças:
“Ele se compromete a não entrar na Justiça contra o governo, mas pode entrar contra as associações… se achar que merece receber por dano moral”.
O governo também está investigando associações que fraudaram o sistema, já bloqueando R$ 2,8 bilhões para ressarcir o Tesouro.
Quem pode aderir agora
- Aposentados e pensionistas que contestaram os descontos e não receberam resposta em até 15 dias úteis — são mais de 3,2 milhões de pedidos em análise.
- A adesão é grátis e dá para consultar o valor do reembolso previamente.
Como aderir
Canais disponíveis:
- Aplicativo/site Meu INSS;
- Agências dos Correios em mais de 5 mil cidades;
Central 135 atende dúvidas e contestações, mas não faz adesão.
Passo a passo no Meu INSS
- Acesse o aplicativo com CPF e senha;
- Vá em “Consultar Pedidos” e em “Cumprir Exigência” nos casos pendentes;
- Role até o final, selecione “Aceito receber”;
- Envie e aguarde o pagamento.
Fluxo do processo
- O beneficiário contesta o desconto indevido;
- Espera 15 dias úteis para resposta da entidade;
- Se não houver resposta, é aberta a opção para aderir ao acordo.
LEIA TAMBÉM
Receba as notícias no seu WhatsApp
Entre no nosso canal oficial e fique por dentro de tudo que acontece em Sergipe
Entrar no canal →

